Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1019
Título: O impacto do conhecimento concreto na aprendizagem escolar: a inovação das práticas pedagógicas é o caminho possível?
Autor: Fernandes, Pollianna Fonseca
Orientador: Rodrigues, Liliana
Guimarães, Elias Lins
Palavras-chave: Conhecimento concreto
Criança
Ambientes de aprendizagens
Apredizagem significativa
Escola
Inovação pedagógica
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este estudo pleiteia a discussão acerca do conhecimento concreto da criança que aprende com mais autonômia, como ferramenta indispensável para construir práticas pedagógicas inovadoras, tendo o docente como seu mediador. No intuito de compreender a inovação pedagógica o locus pesquisado foi o Grupo Escolar Luís Viana Filho localizada no município de Ibirapitanga - Bahia - Brasil, na tentativa de compreender os saberes e as práxis utilizadas como valorização do saber científico. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual se compreende a criança e o docente como sujeitos protagonistas do processo de construção efetiva de saberes, percebendo a importância da escola como um dos ambientes propiciadores da construção de aprendizagens. Os resultados permitiram refletir acerca da postura tanto dos alunos quanto do professor no desenvolvimento do cotidiano da sala de aula, valorizando os diversos ambientes sociais como espaços de aprendizagens e priorizando a atuação da criança como desveladora de seus próprios saberes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1019
Designação: Dissertação apresentada ao Conselho Científico do Centro de Competência de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoPolliannaFernandes.pdf36,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.