Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/104
Título: O programa "Para lá do 9º ano"!: aplicação junto de um grupo de alunos mais capazes
Autor: Antunes, Ana P.
Almeida, Leandro S.
Palavras-chave: Educação para a carreira
Programa de intervenção vocacional
Alunos mais capazes
.
Centro de Artes e Humanidades
Data: 2010
Editora: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira
Citação: Antunes, A. P. & Almeida, L. S. (2010). O programa "Para lá do 9ºano!": aplicação junto de um grupo de alunos mais capazes. In M. C. Taveira & A. D. Silva (Coords.), Desenvolvimento vocacional: avaliação e intervenção, Braga,(273-281).
Resumo: A intervenção vocacional aparece,inevitavelmente, associada ao trabalho do psicólogo escolar, constituindo uma referência importante da sua actividade profissional. Ainda que esta forma de intervenção se realize, diversas vezes, em grupo deve contemplar a individualidade e as características de grupos específicos. Com a realização deste trabalho pretendemos apresentar o programa de orientação vocacional “Para lá do 9º ano!” e reflectir sobre a sua aplicação, no 3º período do ano lectivo, junto de um grupo de alunos a frequentar o 9º ano de escolaridade numa Escola EB2,3. Este grupo é constituído por 14 alunos, que num estudo anterior, realizado quando frequentavam o 6º ano de escolaridade, foram sinalizados como alunos mais capazes, tomando critérios de avaliação ao nível da criatividade (TPCT), da cognição (BPR-5/6), da inteligência geral (TIG-1) e do rendimento académico (notas escolares). Seguimos uma abordagem mais qualitativa ao analisarmos as suas expectativas e crenças face ao desenvolvimento escolar e profissional, e ao caracterizarmos as suas preferências e o processo de tomado de decisão. A generalidade destes alunos pretende ingressar no Ensino Superior, optando por inscrever-se no Ensino Secundário em Cursos Científico-Humanísticos, mais precisamente em Ciências e Tecnologias. Terminamos, numa perspectiva de desenvolvimento de carreira, com algumas reflexões em relação ao percurso educativo destes alunos e da organização do sistema educativo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/104
ISBN: 978-989-96700-3-7
Aparece nas colecções:Publicações em Actas de Congressos/Conferências, etc.

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AnaAntunesPara lá do 9º ano!.pdf775,18 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.