Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/105
Título: Alunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificação
Autor: Antunes, Ana P.
Almeida, Leandro
Palavras-chave: Alunos com altas habilidades
Identificação
Sinalização
Avaliação
.
Centro de Artes e Humanidades
Data: 2010
Editora: Universidade do Minho
Citação: Antunes, A. P. & Almeida, L. S. (2010). Alunos com altas habilidades: Valor preditivo dos critérios de identificação. In L. S. Almeida, B. D. Silva & S. Caires (Orgs.), Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", Braga, 2010 (365-376).
Resumo: A identificação dos alunos sobredotados e talentosos implica a ponderação e a adopção de critérios e procedimentos de avaliação que permitam caracterizar com validade os alunos sinalizados. Nesse sentido, a necessidade de contemplar várias fontes de informação pressupõe uma certa complexidade no processo de identificação, sendo que o recurso a uma identificação multi-referencial permite o alargamento do número de alunos que poderá beneficiar de medidas educativas. O principal objectivo desta comunicação é analisar e reflectir sobre os critérios utilizados para a sinalização e a avaliação de alunos com altas habilidades. Procuramos comparar os desempenhos ao nível do raciocínio cognitivo (BPR-5/6 e BPR-7/9) e académico (classificações escolares) de um grupo de alunos identificado com altas habilidades, quando frequentavam o 2º ciclo (5º e 6º ano) [conjugando critérios de avaliação ao nível da criatividade (TPCT), da cognição (BPR-5/6),da inteligência geral (TIG-1) e do rendimento académico (notas escolares)], com os seus desempenhos em anos lectivos posteriores, quando frequentam o 3º ciclo (8º e 9ºano). Além disso, consideramos nesta análise a percepção dos Directores de Turma ao nível da sinalização dos alunos (BISAST-NP e IDT). Genericamente, os resultados sugerem que nem todos os alunos identificados apresentam um elevado rendimento académico nos anos escolares posteriores e que os professores revelam alguma dificuldade na sinalização de alunos com altas habilidades, sendo os resultados dessa sinalização discrepantes face aos resultados nas provas psicológicas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/105
ISBN: 978-972-8746-87-2
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