Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1125
Título: A prática pedagógica no contexto da sala de aula em educação de jovens e adultos
Autor: Rocha, Divania Freire dos Santos
Orientador: Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
França, Robson Luiz de
Palavras-chave: Inovação pedagógica
Educação de jovens e adultos
Prática pedagógica
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
Data de Defesa: Nov-2013
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar se existem práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partimos do pressuposto de que a inovação pedagógica se faz necessária no processo de aprendizagem em sala de aula de EJA, tendo em vista que é possível observar que as grandes transformações que acontecem na sociedade têm levado tanto a mudanças ambientais quanto a avanços tecnológicos que poderão influenciar o contexto da sala de aula e consequentemente a aprendizagem dos discentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho etnográfico, através de um estudo de caso que contribui para uma melhor explicação das situações vivenciadas no processo de aprendizagem. Em se tratando de pesquisa etnográfica, o presente trabalho visou observar a realidade em que o discente desenvolve a aprendizagem, sendo assim, fazendo uso da observação participante. O campo de observação da pesquisa e a coleta de dados realizaramse na Escola Municipal Luiz Corrêa de Araújo no município de São Lourenço da Mata, no estado de Pernambuco. Participou deste estudo uma turma de EJA compostas por 14 alunos da fase II. As aulas acontecem à noite. A maior parte destes alunos são trabalhadores, ou seja, durante o dia trabalham e à noite vão à escola. Utilizamos como procedimentos de coleta de dados anotações em diários, para registro da pratica pedagógica para relatório reflexivo e comparativo. Buscou-se compreender os aspectos observados registrando em diário as vivências significativas no processo da aprendizagem durante as visitas feitas ao campo de observação. A pesquisa indicou a necessidade de novos estudos sobre inovação nas práticas pedagógicas em turmas de EJA, pois concluímos que ela não está sendo praticada, limitando o espaço de novos conceitos e métodos de ensino/aprendizagem, e praticando apenas métodos tradicionais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1125
Designação: Dissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, Inovação Pedagógica
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoDivaniaRocha.pdf846,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.