Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1286
Título: A etnografia da comunicação
Autor: Mateus, Samuel André Alves
Palavras-chave: Antropologia da comunicação
Etnografia
Dell Hymes
Etnografia do jornalismo
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Data: 2015
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Mateus, S. (2015). A etnografia da comunicação. Antropológicas, 13, 84-89. Acedido em: 28 Novembro de 2016.
Resumo: Todo aquele que se dedica a fazer investigação em Ciências Sociais depara-se com a necessidade de uma escolha metodológica favorecendo uma abordagem quantitativa ou uma abordagem qualitativa. A etnografia constitui uma das metodologias de pesquisa empírica que podem ser aplicadas à pesquisa em Ciências da Comunicação. Este artigo apresenta o modo como esta ferramenta metodológica se consolidou no estudo da comunicação, sublinhando as condições contextuais que permitiram o deslocamento desde ao campo da antropologia até ao campo das Ciências da Comunicação. Caracteriza a etnografia da comunicação, desde a sua primeira formulação por Dell Hymes, e descreve, a concluir, como a abordagem etnográfica tem sido aplicada aos estudos jornalísticos, mais especificamente, à investigação empírica em torno da produção noticiosa.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1286
ISSN: 0873-819X
Aparece nas colecções:Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mateus5.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.