Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1345
Título: Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem
Autor: Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Palavras-chave: Cognição
Aprendizagem
Estratégias
Sucesso escolar
Ensino fundamental
Cognition
Learning
Strategies
School achievement
9th Grade
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Data: 2010
Editora: SpringerOpen
Citação: Pocinho, M. M. F. D. D. (2010). Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 (2), 362-373.
Resumo: Neste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.
This article presents a Learning Strategies Program developed to provide academic success as well as personal well-being. Each content of learning is based on a strategy with 8 stages: Pre-test and Contract, Description, Modeling, Verbal Practice, Practice and Feedback Control, Advanced Practice and Feedback, Post-test and Contracts, and Generalization. This is a quasi-experimental design, with pre and post-test, an experimental group (n=110) and a control group (n=99). Its application was assessed on (a) reading and writing; (b) school achievement; (c) self-esteem and study methods; (c) school achievement causal attributions and, (e) opinion of the teachers. The EG improved significantly compared to the CG indicating that such Program can bring not only school performance benefits but also personal ones for Portuguese students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1345
ISSN: 0102-7972
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MargaridaPocinhoPsicologia cognição.pdf72,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.