Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1346
Título: Desenvolvimento da compreensão emocional
Autor: Franco, Maria da Glória Salazar d’Eça Costa
Santos, Natalie de Nóbrega dos
Palavras-chave: Compreensão emocional
Inteligência emocional
Desenvolvimento
Emotional comprehension
Emotional intelligence
Development
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Data: 2015
Editora: Universidade de Brasília
Citação: Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa, & Santos, Natalie Nóbrega. (2015). Desenvolvimento da compreensão emocional. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31 (3), 339-348.
Resumo: A compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos.
Emotional understanding is a key component of emotional competence, which has been singled out to be important for a better comprehension of child development. This paper is a theoretical review of this construct, placing it in the studies of emotional intelligence and clarifying its definition. It also presents the different existing tools towards its assessment as well as the array of studies providing evidence on its development. This theoretical research paper accounts for significantchanges inemotional understandingof childrenaged between 18 monthsand 12 years. Nonetheless, it is still necessary to: a) reduce theconceptualinconsistencyevidenced in thisconstruct; b) determine what it predicts; c) give an account whether its teachinghas adesirable impact on subjects’ behaviour.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1346
DOI: dx.doi.org/10.1590/0102-37722015032099339348 
ISSN: 0102-3772
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
GlóriaFranco.pdf365,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.