Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1509
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dc.contributor.advisorSousa, Jesus Maria Angélica Fernandes-
dc.contributor.advisorCastro, César Augusto-
dc.contributor.authorFreitas, Georgete Lopes-
dc.date.accessioned2017-04-11T10:09:47Z-
dc.date.available2017-05-11T00:30:09Z-
dc.date.issued2016-07-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1509-
dc.description.abstractEstudo sobre o estado da arte da literatura em Educação sobre Currículo. Objetiva analisar os discursos dos pesquisadores em Educação sobre os desenhos do Currículo na Sociedade da Informação, divulgados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Educação e Sociedade e Revista Currículo sem Fronteiras, no período de 2001 a 2011; apresentar as discussões críticas e pós-críticas sobre Currículo na Sociedade da Informação; relatar se há ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação em prol de atender às demandas mundiais e locais de inserir o setor educacional na Sociedade da Informação; verificar se os planos, programas e projetos educativos desenvolvidos têm relação com o Livro Verde Brasil; desvendar se ainda há o Programa Sociedade da Informação no Brasil; verificar se o Plano Nacional de Educação delineia aspectos da Sociedade da Informação, como forma planejada de ações; verificar se o discurso dos professores enfoca a necessidade de políticas públicas educativas para a Sociedade da Informação no Brasil; indagar junto dos pesquisadores como percebem as ações do governo no que se refere às discussões sobre desenho curricular na Sociedade da Informação; indagar junto dos pesquisadores se há entrelaçamento entre os seus discursos sobre a teoria crítica e pós-crítica do Currículo e a sua prática pedagógica em prol de mudanças efetivas; apresentar o estado da arte e a frente de pesquisa sobre Currículo na Sociedade da Informação e informar a proveniência dos pesquisadores. A pesquisa é caracterizada como documental e de campo, com abordagem qualitativa do estudo de caso e análise de conteúdo. Conclui que a pluralidade de ideias, de diálogos, de ausência de silêncios quando não necessários e de olhar para o outro com estranhamento antropológico e não com o embotamento do cotidiano das pessoas, contribui para mudanças reais na forma de educar e no pensar sobre o Currículo na Sociedade da Informação.pt_PT
dc.description.abstractA study about the state of the art of the literature in Education on Curriculum. It aims to analyze the educational researchers‘ discourses on Curriculum design in/and the Information Society, published in Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Educação e Sociedade and Revista Currículo sem Fronteiras, between 2001 and 2011; to present critical and post-critical discussions about the Curriculum in the Information Society; to report if there is any action developed by the Education Ministry regarding world and local demands to insert Education in the Information Society; to check whether the developed plans, programs and educational projects are related to Livro Verde Brasil; to discover whether there is an Information Society Program in Brazil; to check whether the Education National Plan outlines the Information Society characteristics as a planned way of actions; to check whether teachers‘ discourse focuses on the needs of public educational policies for the Information Society in Brazil; to inquire among researchers how they see government actions related to discussion about Curriculum design in the Information Society; to inquire among the researchers whether there is an interaction between their discourses about critical and postcritical Curriculum theory and their pedagogical practice aiming at effective changes; to present the state of the art and the research front about Curriculum in the Information Society and inform about the educational researchers‘ origins. The research is designed as a documentary and field procedure, with a qualitative approach of a study case and content analysis. The study concludes that the plurality of ideas, dialogues, lack of silence when not needed and outlook the other with an anthropological wonder and not with people daily bluntness contributes to real changes in the way of educating and thinking about the Curriculum in the Information Society.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectSociedade da informaçãopt_PT
dc.subjectProdução científicapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectInformation societypt_PT
dc.subjectScientific productionpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectCiências da Educação, Especialidade de Currículopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO estado da arte das discussões sobre currículo na pós-moderna sociedade da informação: estudo de caso e análise de conteúdo da produção científica dos pesquisadores em educação no período de 2001 a 2011pt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Currículopt_PT
dc.identifier.tid101544774pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
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