Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1593
Título: Relatório de estágio de mestrado
Autor: Fernandes, Carina Isabel Sousa
Orientador: Sousa, Maria da Conceição Figueira de
Palavras-chave: 1º Ciclo do Ensino Básico
Ação
Aprendizagem
Crianças
Estágio
Educação Pré-Escolar
Primary school
Action
Learning
Children
Internship
Pre-school education
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Data de Defesa: 30-Set-2013
Resumo: O presente relatório reúne um conjunto de experiências acumuladas em contexto de estágio pedagógico em duas valências, nomeadamente, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro foi realizado na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa sala de pré-escolar com 26 crianças e o segundo decorreu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, numa sala de 2.º ano, com 24 alunos, ambas situadas no concelho do Funchal. Resulta de uma prática pedagógica fundamentada com base em conhecimentos científico pedagógicos, assentes nas pedagogias participativas e na aprendizagem pela ação, partindo do pressuposto que as crianças são os sujeitos construtores do seu conhecimento. Neste sentido, durante a intervenção foram utilizados diversos instrumentos de recolha e tratamento de dados, com vista à análise e reflexão da ação. É ainda exposta a intervenção realizada com as crianças, as famílias e a comunidade escolar. Concluiu-se que as experiências vividas, em ambos os contextos, foram proveitosas para o desenvolvimento profissional docente.
The present report gathers an entirety of accumulated experiences of teaching practice context in two valences of education, particularly in the Pre-School Education and Primary School. The first one was realized on Primary School of São Martinho, in a preschool room with 26 children and the second one took place on Primary School of Ajuda, in a second grade classroom, with 24 students, both located in Funchal. It results on justify pedagogic practice based on scientific-pedagogical knowledge, justified on the participatory pedagogies and active learning, assuming that children are the constructors of their own knowledge. In this sense, during the intervention were used a several instruments for collecting and processing data in order to analyze and to reflect about the action. It‘s still exposed the intervention realized with children, families and the school community. It was conclude that the experiences in both contexts were useful for professional teaching development.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1593
Designação: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoCarinaFernandes.PDF4,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.