Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.13/1606
Title: Aprendizagem dos estudantes com "altas habilidades" no contexto da inovação pedagógica: estudo de uma prática
Author: Lucena, Jojemima Estevão de Mesquita
Advisor: Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
Keywords: Altas habilidades
Inovação pedagógica
Aprendizagem
Conhecimento
High abilities
Pedagogical innovation
Learning
Knowledge
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Defense Date: 5-Jun-2013
Abstract: Buscando analisar a temática “altas habilidades”, este trabalho de pesquisa teve como objetivo compreender a prática pedagógica do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), da Prefeitura do Recife-PE/Brasil, tendo como parâmetro a questão da inovação pedagógica. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada com os professores do NAAH/S, onde, inicialmente, focamos o olhar para a totalidade desse espaço, no que se refere à origem e ao funcionamento da instituição, a proposta pedagógica e ao modelo de atendimento dos estudantes com altas habilidades. Paralelamente à coleta dos dados, fomos nos aproximando do objeto pesquisado, por meio do estudo da prática de uma professora que desenvolve atividades com estudantes com altas habilidades na área de robótica. Esse momento foi fundamental para o desenvolvimento da pesquisa, pois tivemos oportunidade de ficar frente a frente com as experiências de aprendizagem vivenciadas pela professora e os estudantes. Para analisarmos e descrevermos os significados da realidade estudada utilizamos, na coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, o questionário, a observação participante, o grupo focal, fotos e consultas documentais. Na análise dos dados, articulada à pesquisa bibliográfica, observamos que a prática estudada desvela um fazer pedagógico pautado em “mudanças” que valorizam o conhecimento como ferramenta essencial ao desenvolvimento das habilidades dos estudantes. No entanto, ao estarem no ambiente escolar, esses estudantes sentem-se desmotivados, revelando sentimento de frustração e fracasso nas áreas acadêmica, socioafetiva e pessoal, por não terem suas necessidades educacionais atendidas. Outra questão revelada trata da desarticulação da escola no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes encaminhados para o NAAH/S, gerando uma fragmentação no atendimento a esses estudantes. Por fim, diante dos desafios e das limitações dos atores envolvidos nessa prática, os conflitos vivenciados e as questões apontadas possibilitaram reflexões instigantes sobre a temática “altas habilidades”, proporcionando disponibilidade e abertura para a construção de uma prática inovadora.
In an attempt to analyze the subject “High-ability”, this research focuses on understanding the pedagogical practices used by “Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S”, “Center of Activities for High-Ability Learners/Giftedness”of the City of Recife - PE/Brazil. It contains the parameters and questions regarding pedagogical innovation. With a qualitative perspective, this research was done in cooperation with the NAAH/S faculty members, where we initially focused on the department as a whole, and later on the institution’s origins and functionality. We took in consideration the pedagogical proposal and the model of assistance to students with high abilities. In parallel to the collection of data, we approached the object of matter by studying the practices used by a professor who developed activities with high-ability students in the robotics field.This was fundamental to the development of research;since we had the opportunity to analyze the experiences lived by the professor and by the students. In order to analyze and describe the meanings of the actual study, we used the following collection of data:The semi-structured interview, the questionnaire, the participating observation, the group focal, pictures and consulting documents.We analyzed andarticulated the data with bibliographic research, and observed the evidence of a pedagogical mode. This mode is guidedby “changes”, valuing knowledge as an essential tool to the development of student’s abilities. However, when these students are inside the school environment, they feel demotivated, revealing frustration and failure in their academic standing, as well as in their socio-affective and personal areas.This was due to the lack of assistance to their educational needs.Another matter reviewed, discusses the school’s lack of articulation when accompanying the learning process of students that are sent to NAAH/S. This lack of articulation generates fragmentation in the assistance to these students. Finally, the challenges, conflicts and limitations faced by all persons involved in this study, as well as all issues raised herein, facilitated provocative reflections about the thematic “High-ability”; thus, aiding the development of a new and innovative practice.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1606
Designation: Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MestradoJojemimaLucena.pdf2,07 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.