Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1624
Título: A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
Autor: Xavier, Filipe Duarte Fernandes
Orientador: Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Garcês, Soraia Fernandes
Palavras-chave: Pais e encarregados de educação
Diretores de turma
Comportamento
Rendimento escolar
Parents/Guardians
Class director
Behavior
School performance
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Data de Defesa: 30-Mar-2017
Resumo: O papel dos pais/encarregados de educação e dos professores são cruciais para o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos. Numa altura em que se observa a existência de níveis elevados de insucesso escolar, é importante compreender de que forma estes agentes educativos poderão contribuir para o (in)sucesso académico. O presente estudo pretende apurar de que modo a perceção que os pais/encarregados de educação e os diretores de turma têm acerca do comportamento dos alunos se relaciona com o rendimento escolar. O estudo conta com a participação de 396 alunos matriculados no 2º ciclo do Ensino Básico que integram o Projeto de Capacitação de Alunos da RAM. Globalmente, os resultados mostram que as perceções positivas dos pais/encarregados de educação e dos diretores de turma acerca do comportamento dos seus educandos estão associadas a um rendimento escolar mais elevado. Mais ainda, foi possível encontrar modelos preditivos tanto para o comportamento como para o rendimento académico, tendo a perceção dos encarregados de educação e dos diretores de turma como variáveis preditivas.
School and family are crucial to the development and educational success of students. At a time where we observe the existence of high levels of school failure, it is important to understand how these two educators, school and family, can contribute to academic success. This study aims to understand how the perception that parents and class directors have about student’s behavior relates to their academic performance. This study contains a sample of 396 students enrolled in the 2nd cycle of basic education that are part of Student Empowerment Projet of RAM. Overall, the results show that parents/guardians’ and class directors’ positive perception about students behavior are associated with a higher school performance. Moreover, we were able to find predictive models both for the behavior as to academic performance, having EE’s and DT’s perception as predictive variables.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1624
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoFilipeXavier.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.