Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.13/1660
Title: Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Author: Mendonça, Luísa Raquel Sargo
Advisor: Rodrigues, Ana José Aguiar
Keywords: Estágio pedagógico
Escola
Educação física
Prática letiva
Educational placement
School
Physical education
Learner practice
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Defense Date: 11-Jul-2017
Abstract: O presente documento pretende descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, no ano letivo 2016/2017 na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Pretende-se deste modo fundamentar e refletir as opções metodológicas e didáticas realizadas nas seguintes áreas de intervenção: prática letiva, atividades de integração no meio e atividades de natureza científico-pedagógica. A prática letiva afirmou-se como uma das principais componentes do estágio, sendo possível atuar numa turma de secundário (12º ano) e numa turma de 2º ciclo (6ºano). Seguimos de forma cíclica as fases de planeamento, de realização, e de controlo e avaliação da nossa intervenção, sendo que a prática letiva englobou ainda a organização e conceção de um instrumento de observação para a assistência às aulas dos colegas de estágio e do orientador cooperante. As atividades de integração no meio englobaram a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. A caraterização da turma tem como objetivo realizar uma análise minuciosa da turma, fundamental na gestão do processo ensino-aprendizagem. Na ação de extensão curricular procurou-se promover a interação entre os elementos do conselho de turma, alunos e encarregados de educação, através de uma atividade de promoção de um estilo de vida saudável e que contemplou o geocaching, o stand up paddle e a canoagem. As atividades de natureza científico-pedagógica tiveram como propósito fornecer aos professores ferramentas de trabalho, que os auxiliem na sua intervenção. O Estágio Pedagógico foi uma etapa de aprendizagem fundamental para a nossa formação enquanto professores, tendo sido uma experiência de grande cumplicidade e partilha pedagógica, que não incidiu apenas na lecionação das aulas, mas também englobou a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores que permitissem tomar decisões mais coerentes de acordo com os objetivos propostos. Todo o Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, sendo que acreditamos que o Professor é um agente catalisador que promove a estimulação das potencialidades e o desenvolvimento das capacidades dos alunos com intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar à sociedade de hoje e de amanhã.
This essay aims to explain and consider the activities developed throughout the term year of 2016-2017 at Gonçalves Zarco primary and secondary school during an Educational Placement. For that reason it is intended to justify and evaluate the methodological and didactic approaches carried out in the following areas: learner practice; environment focused activities and scientific–educational approaches. The learner practice was a crucial element of the educational placement which allowed acting in a year 8 and year 13 classes by monitoring, planning, implementing, and evaluating the intervention phases in a cyclic manner. The learner practice also incorporated the creation and organization of an instrument for observation of the fellow internships students and the supportive mentor. The activities of integration in the environment included the characterization of the class and the achievement of curricular extension. The characterization of the class is based on a detailed evaluation of the same which is vital in the management of the learning teaching process. In the curriculum extension action the aim was to promote interaction amongst class reps, students and guardians by means of a healthy lifestyle promotion that incorporated geocaching, stand up paddle and canoeing. The scientific -educational activities were designed to provide teachers with equipment that would further assist them in their intervention. The Educational Placement was an essential learning experience adding to our training as teachers. The EP proved to be an experience of great complicity and educational sharing which does not only involve teaching the pupils but also encompasses the ability to manage and reflect processes using critical analysis of several factors that allow for more coherent decision making in accordance with the established goals. On the whole the Educational Placement was established on the drive to incite transformations in each individual as Physical education is a resource where the teacher is believed to be the catalyzing agent that stimulates the potential and develops abilities that provide the pupils with skills to adapt to the current and upcoming society.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1660
Designation: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MestradoRaquelMendonça.pdf4,76 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.