Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/281
Título: A problemática da indisciplina num processo não centrado no docente
Autor: Simões, Joana Catarina Marques
Orientador: Lopes, Helder
Fernando, Ana Catarina
Palavras-chave: Processo pedagógico
Educação
Educação física
Indisciplina
Rendimento
.
Centro de Ciências Sociais
Data de Defesa: 16-Out-2012
Resumo: A educação é um processo que visa garantir o desenvolvimento do indivíduo, nas suas capacidades e potencialidades, que se realiza em vários contextos, pelo que levantámos a questão da necessidade de ajustamento a diferentes enquadramentos. As opções e soluções utilizadas na resposta aos problemas identificados, nomeadamente, no âmbito do actual sistema educativo, são pouco promotoras da mudança necessária, pois muitas vezes não são considerados os condicionamentos gerados pela utilização de processos inadequados aos contextos e aos alunos. Neste trabalho procurámos compreender os problemas de indisciplina, tendo em consideração as necessidades específicas de cada aluno e contribuir para uma nova estruturação do pensamento. Na análise que realizámos constatámos que grande parte das soluções encontradas não respondia ao nosso problema, daí a necessidade de compreender os contextos inter-relacionados de modo a que pudéssemos, encontrar respostas coerentes e exequíveis. Metodologicamente seguimos um processo que permitiu a construção de uma conjectura de formas de actuação na solução de problemas de indisciplina, assim como, a forma de a procurar refutar. Tratámos, assim, problemas cuja solução tivesse implícita a necessidade de solicitar comportamentos que conduzissem ao desenvolvimento das capacidades e das potencialidades, que mais eficientemente respondessem aos objectivos mediatos e imediatos, e que nos ajudassem a compreender todo o processo. Com este trabalho apresentamos uma nova estruturação do pensamento que possibilita uma actuação coerente no contexto dos vários quadros e permite responder aos eventuais problemas disciplinares de uma forma efectiva e integrada no processo pedagógico, no âmbito da docência da disciplina de Educação Física.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/281
Designação: Mestrado em Actividade Física e Desporto
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoJoanaSimões.pdf1,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.