Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/37
Título: Ansiedade nas avaliações escolares: uma abordagem psicoterapêutica sob estados modificados de consciência num grupo de alunos universitários
Autor: Freitas, Maria do Carmo Nunes de Aragão
Palavras-chave: Avaliação escolar
Ansiedade
Psicoterapia
Estados modificados de consciência
Ensino superior
Universidade da Madeira
Centro de Artes e Humanidades
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade da Madeira
Resumo: Fez-se um estudo sobre stress e ansiedade com alunos do ensino superior. O objectivo foi diminuir estes factores através da técnica Terapia por Reestruturação Vivencial e Cognitiva (TRVC) que consiste na indução do Estado Modificado de Consciência (EMC) através das técnicas de relaxamento e hipnose. O EMC facilita o acesso às memórias inconscientes. Procurou-se fazer a ligação do stress e ansiedade com os eventos traumáticos que estão na sua origem. A intervenção foi composta por duas TRVC; a amostra foi constituída por estudantes universitários portugueses da Universidade da Madeira (um grupo de 13 participantes, 10 femininos e 3 masculinos, com idades compreendidas entre 19 e 39 anos). No final da intervenção observaram-se mudanças positivas na maioria dos participantes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/37
Aparece nas colecções:Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DoutoramentoAragãoFreitas.pdf796,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.