Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/389
Título: Materiais manipuláveis: mediadores na aprendizagem significativa da matemática
Autor: Santos, Fernanda Martins Ferreira
Orientador: Drumond, Custódia Mercês Reis Rodrigues
Palavras-chave: Materiais manipuláveis
Aprendizagem significativa
Motivação
Compreensão
Conceitos
.
Centro de Ciências Exatas e da Engenharia
Data de Defesa: 20-Mai-2013
Resumo: Este trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2011/2012. Tem como objetivo apresentar em traços gerais, o trabalho realizado pelo meu grupo de estágio e em particular o trabalho que desenvolvi ao longo da Prática Pedagógica. Neste âmbito será analisada a atividade de ensino da matemática, desenvolvida numa turma do Curso de Educação e Formação em Técnico de Bar, tipo II, equivalente ao 9º ano de escolaridade, quando em contacto com uma estratégia de ensino, baseada na exploração de materiais em concreto, que visa facilitar a compreensão dos conceitos envolvidos, para uma consequente aprendizagem significativa da matemática. Neste estudo destaca-se a importância da motivação no processo de ensino/ aprendizagem. Para tal, analisaremos o comportamento destes alunos num ambiente dinâmico, onde estes são envolvidos numa atividade e participam ativamente na construção do seu conhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/389
Designação: Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoFernandaSantos.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.