Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/428
Título: O envolvimento parental no Ensino Secundário: perceções de pais e diretores de turma em duas escolas da RAM
Autor: Branco, Susana Lurdes Jardim
Orientador: Beja, Maria João Gouveia Pereira
Palavras-chave: Relação família – escola
Envolvimento parental
Ensino Secundário
Encarregados de educação
Diretores de turma
Madeira (Portugal)
.
Centro de Artes e Humanidades
Data de Defesa: 4-Jul-2013
Resumo: Este estudo ambiciona compreender a relação família – escola, nomeadamente o envolvimento parental no secundário. Compreender esta relação implica recorrer a toda a complexidade do sistema educativo, compreender simultaneamente a relação escola – sociedade e repensar a própria definição de escola, o que passa por entender todos os envolvidos. Joyce Epstein (1995, 2001) propôs um conceito de envolvimento parental que engloba diferentes componentes que facilitam a compreensão desta temática. Este modelo objetiva envolver os pais, encarregados de educação, ou outros parceiros familiares no contexto escolar e familiar. A inexistência de estudos realizados nesta área relativamente ao ensino secundário tem vindo a declarar-se uma lacuna, uma vez que também nos anos de escolaridade mais avançados é crucial uma colaboração efetiva entre pais e professores, onde estes são os principais responsáveis pela motivação e orientação de um maior envolvimento parental, daí a pertinência desta investigação cujos objetivos centram-se na compreensão do envolvimento parental ao nível do ensino secundário, nomeadamente no que respeita às perceções dos diretores de turma e dos encarregados de educação, junto de uma amostra de 125 sujeitos de duas escolas públicas do ensino secundário da RAM. Este tipo de investigação quantitativa recorre a uma adaptação do Questionário de Envolvimento Parental na Escola desenvolvido por Ana Isabel Pereira(2002) de forma a ser utilizado em níveis de escolaridade superiores. Os resultados obtidos evidenciam que os pais possuem uma perceção de maior envolvimento quando comparado às perceções dos diretores de turma. Também características pessoais dos envolvidos (experiência profissional dos docentes, habilitações académicas dos pais) e o ano de escolaridade parecem influenciar as perceções sobre o envolvimento parental.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/428
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

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