Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/437
Título: Aprendizagem significativa e supervisão: estudo exploratório de caracterização de um processo de mudança de práticas de um professor
Autor: Viveiros, João Manuel Teixeira Nunes de
Orientador: Lopes, Amélia
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Formação
Ensino
Aprendizagem significativa
Mudança de práticas
Professor reflexivo
.
Centro de Artes e Humanidades
Data de Defesa: 15-Jul-2013
Resumo: Neste estudo aborda-se, de forma descritiva, o processo de mudança de práticas de um professor do ensino secundário, decorrente de uma relação de supervisão gerida pelo investigador. Essa mudança foi no sentido de um processo de ensino informado pela perspectiva construtivista, mais concretamente pela concepção de aprendizagem significativa tal como perspectivada por Ausubel. A elaboração do estudo envolveu várias fases que incluem a formação, a recolha e a análise de dados, a supervisão. A recolha de dados foi feita, por um lado, através de quatro inquéritos, dois para os alunos e dois para o professor, aplicados em dois momentos distintos: antes da mudança do processo de ensino/aprendizagem e após essa mudança e, por outro lado, através da gravação dos relatos do professor durante o processo de mudança. Antes do bloco de aulas relativo ao processo de mudança, professor e supervisor (investigador) abordaram conjuntamente a perspectiva construtivista e a aprendizagem significativa, e planificaram, também juntos, o bloco de aulas. O processo de supervisão foi enquadrado pelo modelo reflexivo. Os dados (dos inquéritos e das gravações) foram sujeitos a análise de conteúdo, tal como perspectivada por Bardin (1979). Verifica-se a existência de mudanças efectivas relacionadas com a melhoria da preparação das aulas, que tornou o professor mais reflexivo, e com a melhoria da relação pedagógica, que proporcionou aos alunos um papel mais activo no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se sobre a pertinência de repensar a formação contínua dos professores, de forma a incluir supervisores nas escolas que acompanhem os professores no sentido de melhorarem as suas práticas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/437
Designação: Mestrado em Supervisão Pedagógica
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

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