Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/455
Título: Saber ler, saber aprender: será a linguagem o preditor principal da inteligência?
Autor: Gonçalves, Susana Cristina Freitas
Orientador: Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Palavras-chave: Inteligência
Linguagem
Leitura
Aprendizagem
.
Centro de Artes e Humanidades
Data de Defesa: 3-Set-2013
Resumo: O interesse pelo estudo da relação entre a linguagem e a inteligência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O objectivo deste estudo consiste em realizar o enquadramento teórico dos antecedentes e estado actual do tema. Um século de investigação em torno da inteligência não foi suficiente para clarificar um conjunto de questões e controvérsias a propósito da delimitação psicológica deste constructo. Como em outros campos da ciência, também aqui os avanços da investigação introduziram novas questões e novas incertezas. A linguagem por materializar várias funções humanas assume um papel fundamental na aprendizagem do indivíduo. E os problemas de realização escolar, embora constituam antes de mais um problema para o indivíduo que os exibe, representam na verdade bem mais do que um problema individual. As suas facetas sociais, políticas e económicas são por demais evidentes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/455
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoSusanaGonçalves.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.