Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/501
Título: O currículo à luz da etnografia
Autor: Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
Palavras-chave: Currículo
Diversidade cultural
Etnografia da educação
Profissionalidade docente
.
Centro de Ciências Sociais
Data: 2003
Editora: Sociedade Europeia de Etnografia da Educação
Citação: Revista europeia de etnografia da educação = Ethnography and education european review = Revue européenne d'ethnographie de l'education = Revista europea de etnografia de la educación = Rivista europea di etnografia dell'education / org. Jesus Maria Sousa. - Funchal : Sociedade Europeia de Etnografia da Educação, 119 – 125 pp. - 2003, nº 3 - ISSN 1645-8699
Resumo: O artigo começa por ressaltar o contributo da etnografia na área do currículo, numa altura de passagem de uma perspectiva técnica e prática, centrada nas metodologias de ensino(o como ensinar?), para uma perspectiva mais crítica que questiona o conhecimento monolítico veiculado pela escola (o quê ensinar?). Aponta também para a relação estreita entre a profissionalidade docente e a autonomia do professor nos desenhos curriculares que terá de ter como suporte uma investigação etnográfica que lhe dê acesso às diversas mundividências culturais dos seus alunos. É neste sentido que a etnografia da educação é importante para a formação dos professores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/501
ISSN: 1645 - 8699
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ArtigoJesus.pdf29,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.