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Título: Análise das práticas e dos comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira
Autor: Bento, António V.
Ribeiro, Maria I.
Palavras-chave: Liderança
Práticas de liderança
Ensino Superior
Estudantes
Universidade da Madeira
.
Centro de Ciências Sociais
Data: 2009
Editora: Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citação: Bento, A. & Ribeiro, I. (2009). Análise das práticas e dos comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira. In F. Paixão e F. Jorge (Coord.). Educação e Formação: Ciência, Cultura e Cidadania. Actas do XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (pp. 308-319). Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco: Castelo Branco. (Edição em CD-ROM - ISBN: 978-989-95831-3-9).
Resumo: Esta investigação, de carácter quantitativo, pretende descrever e analisar as práticas e os comportamentos de liderança dos alunos da Universidade da Madeira. Na recolha de dados foi utilizado o Student Leadership Practices Inventory (SLPI), um instrumento de 30 itens, desenvolvido por Kouzes e Posner (2006b), que avalia as práticas de liderança em cinco domínios. O questionário foi administrado por correio electrónico, durante o mês de Fevereiro de 2009, a uma amostra aleatória que incluiu 208 indivíduos. Os dados recolhidos foram tratados e analisados com recurso ao software estatístico SPSS 16.0 (Statistical Package for Social Sciences). A análise dos resultados indica que a prática de liderança utilizada pelo maior número de alunos da Universidade da Madeira é “habilitar a agir”. Verificou-se, ainda, que existem diferenças significativas entre os sexos nesta mesma prática de liderança, sendo os alunos do sexo feminino os que utilizam com maior frequência esta prática de liderança. Por outro lado, provou-se não existirem diferenças significativas na frequência de utilização das práticas “modelar caminho”, “inspirar uma visão partilhada”, “desafiar o processo” e “encorajar a vontade” quanto à idade, quanto ao exercício de uma actividade profissional e em relação ao facto do aluno estar ou não relacionado com uma organização.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/51
ISBN: 978-989-95831-3-9
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