Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/582
Título: Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Jardim, Mónica Alexandra Marques
Orientador: Brazão, José Paulo Gomes
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Atitude reflexiva
Pedagogias participativas
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Data de Defesa: 21-Abr-2014
Resumo: Este relatório centraliza a ação pedagógica, desenvolvida em contexto de Educação Pré-escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele congrega-se, numa primeira parte as considerações teóricas que se debruçam sobre a construção da identidade profissional docente como um processo contínuo e gradual, a reflexividade como uma condição necessária à prática, a investigação-ação como proposta de construção do conhecimento profissional docente, e as opções metodológicas que sustentaram toda a ação; e numa segunda parte as práticas pedagógicas, resultantes dos estágios efetivados em duas Escolas Básicas do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do concelho do Funchal. O levantamento de dados relativos aos contextos educativos e às características das crianças foram realizados através da utilização de vários instrumentos de recolha de dados que desempenharam um importante papel no ajustamento da práxis e na posterior avaliação, sendo eles, a observação, a coleta de artefactos, a análise documental e as notas de campo. Estas duas intervenções englobaram o planeamento; o desenvolvimento da ação, com base numa perspetiva construtivista e ativa da aprendizagem e em conformidade com as características do grupo/turma; a adoção de uma metodologia de investigação-ação como cerne de todo o processo pedagógico numa atitude reflexiva perante a prática; a relação com as famílias e comunidade, e a avaliação do impacto da intencionalidade pedagógica, e também, de uma criança em particular, no que concerne à Educação Pré-Escolar. Conclui-se que uma atitude reflexiva é a essência da aprendizagem profissional docente e que a adoção de pedagogias participativas tem efeitos positivos no desenvolvimento das crianças e no sucesso das suas aprendizagens.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/582
Designação: Relatório de Estágio para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoMónicaJardim.pdf4,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.