Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/606
Título: Pode um grupo de teatro escolar ser uma comunidade de prática, conducente a inovação pedagógica?
Autor: Andrade, Marco Castro
Orientador: Brazão, José Paulo Gomes
Palavras-chave: Inovação pedagógica
Teatro e comunidade
Comunidade de prática
Aprendizagem
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Centro de Ciências Sociais
Data de Defesa: 12-Jun-2014
Resumo: O presente estudo, no âmbito do Mestrado em Ciências de Educação – Inovação Pedagógica tem como objetivo analisar o modo como uma comunidade (principal objeto de estudo), constituida por um grupo de teatro escolar, neste caso concreto “O Moniz”, constrói aprendizagens significativas, decorrentes de práticas sócioconstrutivistas, relembrando os princípios básicos sobre a influência e importância do teatro junto das comunidades educativas. O termo comunidade de prática, referida por Jeane Lave e Ettiene Wenger, que consideram a aprendizagem como um fenómeno situado, é utilizado para análise e discussão das aprendizagens emergentes desses alunos que, através de atividades práticas e metodologias informais, de trabalho colaborativo e cooperativo, entre eles, poderão favorecer e potenciar as diferentes dimensões humanas, sobretudo numa educação socializadora, para além das dimensões dos valores e da afetividade que ficam muitas vezes fora do currículo, sendo importantes para a formação integral das pessoas e indispensáveis para uma vida feliz. Este estudo de caso tem em vista utilizar uma metodologia qualitativa, usando técnicas de cariz etnográfico, no ambiente natural dos sujeitos, com o intuito de relevar e confrontar subjetividades, atendendo às percepções de cada participante. Concluimos que este grupo de teatro reúne os principais elementos de uma Comunidade de Prática (Domínio, Comunidade e Prática), designados por Wenger (1991). Além disso, são visíveis caraterísticas que permitem relacioná-lo com as CdP, tais como: o compromisso mútuo, o empreendimento múto e o reportório partilhado.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/606
Designação: Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoMarcoAndrade.pdf2,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.