Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/681
Título: Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professores
Autor: Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Palavras-chave: Autoeficácia
Satisfação profissional
Professores
.
Centro de Artes e Humanidades
Data: Out-2014
Editora: UFPR
Citação: Capelo, R. & Pocinho, M. (2014). Autoeficácia docente: predição da satisfação dos professores. Educar em Revista, nº 54, p. 175-184. Acedido a 19 de janeiro de 2015, em http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/article/viewFile/37870/23916
Resumo: Este estudo quantitativo, transversal e preditivo tem como objectivo analisar a influência da autoeficácia na satisfação profissional dos professores portugueses. A amostra é constituída por 327 professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (trabalham com alunos dos 6 aos 10 anos) que responderam a um questionário de dados sociodemográficos e escalas validadas para a população portuguesa para as variáveis em estudo. Realizada a análise de regressão linear múltipla, verificou-se que o aumento da “eficácia instrucional” e da “eficácia nos relacionamentos interpessoais” predizem um aumento da satisfação docente na dimensão “relação com a profissão” (R2 = .27). A uma melhor perceção da “relação interpessoal/institucional” (R2 = .20), corresponde uma diminuição da “eficácia instrucional” e um aumento da eficácia nos relacionamentos interpessoais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/681
DOI: 10.1590/0104-4060.37870
Versão do Editor: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/educar/article/viewFile/37870/23916
Aparece nas colecções:Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Autoeficácia docente.pdf311,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.