Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/694
Título: As lojas dos museus e o seu papel na valorização e divulgação das instituições museológicas da Região Autónoma da Madeira
Autor: Silva, Luísa Manuela Sousa da
Orientador: Pestana, Maria Isabel Câmara Santa Clara Gomes
Silva, Álvaro Fernando Duarte de Sousa e
Palavras-chave: Museus
Marketing cultural
Lojas de museu
Valorização do património
Divulgação cultural
Desenvolvimento
Madeira (Portugal)
Gestão Cultural
.
Centro de Artes e Humanidades
Data de Defesa: Set-2012
Resumo: Ao longo da sua existência as instituições museológicas foram evoluindo em termos estruturais e culturais e repensando as suas políticas, adaptando-as aos novos tempos. O Museu é agora encarado como um espaço activo, dinâmico e atractivo onde as colecções já não são o único objectivo e a pessoa assume um papel central. Procurando sintonizar-se com as necessidades e exigências das comunidades que pretendem servir, os museus começaram a utilizar o marketing como forma de proporcionar aos seus visitantes um conjunto de benefícios capazes de satisfazer ou melhorar a sua experiência de visita. Efectivamente o sucesso dos museus depende hoje do tipo de produto oferecido ao cliente, dos serviços, da acessibilidade, da comunicação e do entretenimento, além do carácter educativo, tornando-se por isso necessário oferecer um leque mais alargado de serviços, para ir ao encontro de um mercado cada vez mais exigente. A combinação da actividade principal do museu com a oferta de serviços complementares, como as lojas, desempenha um papel fulcral na obtenção de visitas satisfatórias. As lojas de museu são actualmente consideradas como uma política incontornável de valorização e divulgação dos museus, constituindo igualmente uma fonte de financiamento com crescente importância. O propósito deste trabalho, visa o estudo das lojas dos museus da Região Autónoma da Madeira, perceber a sua importância na divulgação dos museus e do património regional e propor melhorias ao seu funcionamento, para que as lojas dos museus locais vejam desenvolvidas todas as suas potencialidades em termos de comunicação e maximização de receitas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/694
Designação: Mestrado em Gestão Cultural
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

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