Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/703
Título: Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Camacho, Tatiana Cristina Pestana
Orientador: Correia, Fernando Luís de Sousa
Palavras-chave: Prática pedagógica
Educação de infância
Aprendizagem pela ação
Criança
Educador
Investigação-ação
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Data de Defesa: Fev-2014
Resumo: O presente relatório de estágio foi realizado para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este reflete todo o caminho percorrido no desenrolar da prática pedagógica, no contexto de estágio em educação de infância, na EB1/PE da Achada, mais precisamente, na sala dos Cristais. Neste, procura-se expor um enquadramento teórico e metodológico que, por sua vez, sustentam toda intervenção pedagógica, com base na aprendizagem pela ação. A criança, através de uma aprendizagem construtiva, torna-se o principal autor na construção da mesma e o adulto, apenas um mediador e orientador. O educador deve estar atento relativamente à escolha das atividades, tendo em atenção as necessidades da criança, o nível de desempenho, os ritmos de aprendizagem e os seus interesses, proporcionando assim a sua estimulação. Na construção do percurso educativo, a prática pedagógica circunscreveu-se na investigação-ação, com recurso à utilização de diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados, de modo a se perceber o que decorre na prática e que não é passível de inferir através da observação. Foi por meio desta metodologia de investigação que se delineou os pressupostos a utilizar para promover melhorias ao nível do contexto educativo em questão. A intervenção realizada incitou a um levantamento de dados acerca do contexto, da sala de atividades e do grupo, confinando os interesses, desejos, necessidades e aspirações das crianças e contribuindo para a desenvoltura da praxis. Pretendeu-se, na intervenção educativa, estimular o desenvolvimento sociomoral das crianças, a comunicação e o gosto pela leitura. Este relatório desfecha com uma síntese acerca da prática pedagógica desenvolvida ao longo do estagio curricular, composta por conjunturas que revelam a (des)construção da identidade profissional.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/703
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoTatianaCamacho.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.