Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/770
Título: Criação de conhecimento em contexto de pós-modernidade
Autor: Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
Palavras-chave: Conhecimento científico
Modernidade
Pós-modernidade
Educação
.
Centro de Ciências Sociais
Data: 2011
Editora: CIE-UMa
Citação: SOUSA, J. M. (2011). Criação de conhecimento em contexto de pós-modernidade. In C. N. FINO & J. M. SOUSA (Org.). Pesquisar para mudar (a educação) (pp. 65-85). Funchal: CIE-UMa.
Resumo: Esta conferência visa reflectir sobre o papel que nos é reservado, enquanto unidade de investigação em educação. Partindo da definição inicial de conhecimento e do confronto das posições racionalistas e empiristas sobre as formas de acesso a ele, pretende-se debruçar sobre o entendimento de conhecimento saído da revolução científica do século XVI, para, de seguida, mergulhar no actual contexto pós-moderno de transição paradigmática e dele extrair aquilo que se poderá esperar de nós. Qual o fim último da investigação? Serve ela para chegarmos às mesmas conclusões já anteriormente descobertas? Para a reprodução, confirmação e disseminação de um conhecimento já criado? Ou para a gestação de um conhecimento que traga algo de novo, que contribua efectivamente para a melhoria da educação?
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/770
Aparece nas colecções:Publicações em Actas de Congressos/Conferências, etc.

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
63Criacaodeconhecimento.pdf373,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.