Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/824
Título: O currículo domador e as tecnologias selvagens
Autor: Fino, Carlos Manuel Nogueira
Palavras-chave: TIC
Currículo
Didática
.
Centro de Ciências Sociais
Data: 2014
Editora: Universidade do Minho
Citação: Fino, C. N. (2014) O currículo domador e as tecnologias selvagens. Atas do XI Colóquio Sobre Questões Curriculares, VI Colóquio Luso-Brasileiro & I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (pp. 3613-3619). Braga: Universidade do Minho. (ISBN: 978-989-8525-37-6).
Resumo: Segundo uma perspetiva crítica e baseando-se em autores como Papert), Jonassen, Toffler, Robinson, Facer e Christensen, o artigo aborda a incorporação de tecnologias potencialmente transformadoras na escola, tão transformadoras que algumas delas (as TIC, por exemplo) têm tido poder suficiente para operarem mudanças radicais na maneira como vivemos e até como nos representamos, e como essas tecnologias acabam invariavelmente ao serviço do desenvolvimento do currículo, sem que daí advenham mudanças qualitativas importantes, quer para escola, muito menos para o próprio currículo. No caso particular das TIC, o artigo discute também como as propostas inovadoras do seu uso como ferramentas de aprendizagem desvinculadas dos modelos curriculares a priori, one-fits-all, desenvolvidas nomeadamente ao longo dos anos setenta e oitenta do século XX, foram sendo inexoravelmente suplantadas pelo uso de TIC ao serviço da didática e, mais recentemente, como suporte de plataformas digitais de distribuição de conteúdos curriculares.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/824
ISBN: 978-989-8525-37-6
Aparece nas colecções:Publicações em Actas de Congressos/Conferências, etc.

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Curriculo_domador_e_as_tecnologias_selvagens.pdf158 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.