Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/845
Título: A prática social, a tecnologia e a construção do currículo
Autor: Brazão, José Paulo Gomes
Palavras-chave: Aprendizagem situada
Comunidade de prática
Tecnologias na educação
Weblogs
.
Centro de Ciências Sociais
Data: 2008
Editora: Universidade da Madeira
Citação: Brazão, P. (2008). A prática social, a tecnologia e a construção do currículo. In A. Mendonça, & A. Bento (Ed.), Educação em tempo de mudança (pp. 107-113). Funchal: CIE - UMa. (ISBN: 978-989-95857-0-6).
Resumo: Este artigo resulta de uma investigação qualitativa de natureza etnográfica, desenvolvida numa escola urbana do Funchal, na qual reflecte a acção dos alunos manuseando as ferramentas tecnológicas, na construção e manutenção de Weblogs. A noção de aprendizagem situada surge como um conceito transitório, onde de um lado, estão os processos cognitivos primários, e no outro, a prática social como fenómeno gerador da aprendizagem. Este currículo de aprendizagem emerge da participação em comunidade de prática. É a visão prescritiva da prática, das relações pedagógicas e de outras que os aprendizes constroem enquanto trabalham.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/845
ISBN: 978-989-95857-0-6
Aparece nas colecções:Livros e capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Brazao 2008 pratica social tecnologia e a construcao do curriculo.pdf346,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.