Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/895
Título: Reizado Cordão do Caroá: uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
Autor: Farias, Antonio Vuldembergue Carvalho
Orientador: Fino, Carlos Manuel Nogueira
Queiroz, Zuleide Fernandes de
Palavras-chave: Cultura
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Aprendizagem
Reisado
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
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Centro de Ciências Sociais
Data de Defesa: Jun-2015
Resumo: Esta dissertação objetiva a investigação de práticas pedagógicas no Reizado Brincantes Cordão do Caroá na perspectiva de compreender tais técnicas no processo apropriação do conhecimento lúdico e histórico, na transmissão para as gerações futuras e na aprendizagem através da prática e da oralidade a partir das experiências da brincadeira, em busca de indícios de inovação pedagógica. Assim, este trabalho discorre sobre a conceituação de cultura, os primórdios do reisado, a historicidade e aprendizagem significativa no reisado e sobre o conceito e aplicação de inovação pedagógica. A metodologia de investigação concentrou-se numa pesquisa de natureza etnográfica com o pesquisador imerso no ambiente estudado, através da observação participante ativa e de entrevistas não estruturadas, estando implicado o suficiente para compreender e se apropriar da cultura do ambiente, ao mesmo tempo distanciado para ter uma visão isenta e neutra daquela realidade, finalizando com as considerações finais em que são apresentados os resultados da observação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/895
Designação: Dissertação apresentada ao Conselho Científico do Centro de Competência de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educaçã
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