Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/920
Título: Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Sousa, Lígia Dinis de Faria
Orientador: Brazão, José Paulo Gomes
Palavras-chave: Investigação-ação
Reflexão
Experiências
Intervenção pedagógica
Prática profissional
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Data de Defesa: Fev-2015
Resumo: O relatório tem por base uma investigação-ação realizada em contexto de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete experiências vivenciadas no Ensino Básico numa turma de 2.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade e em contexto Pré-Escolar com um grupo de crianças entre os dois e os três anos, com o objetivo de adquirir competências profissionais da carreira docente. O corpus do relatório é constituído por duas partes, onde na primeira temos um enquadramento teórico que fundamenta toda a ação pedagógica e na segunda parte apresentase a intervenção pedagógica in loco apoiada no percurso metodológico da investigação-ação. A intervenção pedagógica no contexto do 1.º Ciclo centrou-se na problemática da leitura e da escrita e a do Pré-Escolar focou a comunicação verbal. Saliente-se, que todo o trajeto metodológico para encontrar respostas a estas problemáticas foi norteado pela investigaçãoação. E foi por intermédio desta metodologia de investigação, que requer muita reflexão sobre a prática interventiva, que se delineou as estratégias de intervenção que contribuíram para fomentar melhorias nestes contextos educativos. Ao longo de toda a práxis, em ambos os contextos, pretendeu-se envolver as crianças numa aprendizagem ativa e construtivista de forma a estimular a aprendizagem significativa. Finalmente, é explanado neste relatório, através de uma reflexão crítica, todo o processo de estágio, salientando a sua importância reflexiva e investigativa para o aperfeiçoamento da identidade profissional.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/920
Designação: Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoLígiaSousa.pdf4,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.