Browsing by Author "Castro, Micheal Laurentino Vieira de"
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- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestradoPublication . Castro, Micheal Laurentino Vieira de; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO presente relatório visa abordar o processo de estágio pedagógico efetuado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2017/2018, e tem como principal objetivo partilhar um conjunto de tarefas, experiências, reflexões e vivências que ajudaram na elaboração de um trajeto formativo pessoal e profissional, que surge da junção das necessidades e competências demonstradas em diferentes contextos. Para um melhor enquadramento no Estágio, começamos por realizar uma caraterização da escola em questão, bem como do seu contexto escolar. Posteriormente, e dando resposta às linhas pragmáticas para o Estágio, tivemos em consideração cinco grandes atividades, sendo elas: prática letiva (planeamento, intervenção, controlo e avaliação, assistência às aulas), atividade de intervenção na comunidade escolar, atividades de integração no meio (caraterização da turma, ação de extensão curricular) e atividades de natureza científico-pedagógica (individual e coletiva). Participámos ainda nas diversas atividades do projeto EFERAM-CIT (Educação Física nas Escolas da Região Autónoma da Madeira, Compreender, Intervir e Transformar). Todas as tarefas solicitadas e realizadas, refletem as respostas necessárias à atuação pedagógica de um professor, pois há toda uma solicitação de comportamentos que, com a prática, podem ser induzidos, despertando a capacidade de reconhecer problemas, de criação, seleção e operacionalização de estratégias, originando uma modificação no indivíduo e possibilitam uma melhor inclusão no sistema educativo. Em suma, as capacidades do professor modificam-se consoante o contexto e as vivências que a gestão do processo educativo proporciona, através do planeamento, observações, intervenção e avaliações nas aulas, da envolvência com as suas turmas e de todas as emoções e experiências que daí advém e que permitem rentabilizar os processos de ensino. A intervenção do professor deve pautar-se sempre pela consciência e pelo sentido de responsabilidade, colocando o aluno no centro do processo educativo, e procurando facultar-lhes instrumentos que motivem e possibilitem a continuidade da prática regular de atividade física ao longo das suas vidas.