Browsing by Author "Lopes, Helder"
Now showing 1 - 10 of 68
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem lúdica e competitiva do atletismoPublication . Silva, Luís Carlos; Simões, Joana; Silva, David; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
- Abordagens alternativas ao ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão na educação física – uma abordagem no futebolPublication . Andrade, Henrique; Gouveia, Élvio; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
- O apoio laboratorial nas aulas de educação físicaPublication . Aguiar, Igor; Fernando, Catarina; Simões, Joana; Lopes, Helder
- O apoio tecnológico à adoção de um estilo de vida ativo e sustentávelPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Élvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Prudente, João; Antunes, Hélio; Rodrigues, AnaA adoção de um estilo de vida ativo e sustentável pode ser potenciada se existir a consciência daquilo que efetivamente se faz ou deveria fazer. A utilização de meios tecnológicos que permitem uma monitorização dos pro cessos pode assumir um papel importante nessa consciencialização. Com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criamos condições para uma abordagem transdisciplinar potencian do intervenções pedagógicas que promovem, de forma lúdica, a adoção de estilos de vida ativos e sustentáveis. Através da utilização de smartphones, smartwatchs, pedómetros, etc. que permi tem registar de forma integrada, por exemplo, a atividade física, os hábitos alimen tares e a respetiva pegada ecológica, tem sido possível desenvolver um processo pe dagógico que potencia o espírito crítico e a tomada de decisão consciente perante os desafios a que se tem de dar resposta.
- A associação entre o estilo de vida e a atitude de alunos do ensino básico e secundário em relação à disciplina de educação físicaPublication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Rodrigues, Ana; Correia, Ana Luisa; Alves, Ricardo; Simões, Joana; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Freitas, Duarte; Lopes, HelderEste estudo teve por objetivo o seguinte: investigar a associação entre o estilo de vida e a atitude positiva (EñgEFD) ou negativa (EgEFD) dos alunos sobre a Educação Física (EF). Um estudo de natureza transversal foi conduzido em 243 estudantes (15.6 ±2.5 anos). A informação demográfica, a opinião sobre a EF, e a auto perceção foram avaliados através de questionários. A aptidão física foi determinada a partir da FITNESSGRAM e da EUROFIT. A percentagem de gordura foi estimada a partir das equações de Slaughter et al., (1988). Análises descritivas e o t-test de medidas independentes foram conduzidas nas análises. Nesta amostra, 74.5% dos estudantes afirmam gostar de EDF. Os EgEFD apresentam scores significativamente mais elevados comparativamente aos EñgEFD na força, velocidade/agilidade, força resistência do tronco e resistência aeróbia (p<.007). Os EgEFD têm uma melhor percepção das suas capacidades físicas, assim como referem ter uma boa saúde e adotarem estilos de vida mais saudáveis (p<.001). Os EgEFD apresentam um perfil funcional e psicológico mais saudável, auto percecionam um melhor estado de saúde e preferem envolver-se em atividades físicas em detrimento das atividades sedentárias no seu dia-a-dia.
- Association between the Duration of the Active Commuting to and from School, and Cognitive Performance in Urban Portuguese AdolescentsPublication . Rodrigues, Ana José Aguiar; Antunes, Hélio; Alves, Ricardo; Correia, Ana Luisa; Lopes, Helder; Sabino, Bebiana; Marques, Adilson; Ihle, Andreas; Gouveia, Élvio Rúbiohis study aimed to analyze the differences between active commuting to school (ACS) and non-ACS in cognitive performance (CP), and the association of ACS duration with CP. This cross-sectional study included 370 adolescents (males n = 170), with a mean age of 15.28 ± 2.25 years. CP was assessed through an interview, and ACS, extracurricular physical activity, and socioeconomic status was assessed by self-report. Body composition was assessed using the FitnessGram test battery. One in two adolescents did ACS (51.6%). ACS was associated with boys (53.9%), younger adolescents (14.91 ± 2.15 vs. 15.69 ± 2.29), those having school social support (55.0%), and those doing one or more extracurricular physical activities (53.6%), compared to non-ACS participants (p < 0.05). The analysis of covariance, after controlling for age, sex, school social support, and participation in extracurricular physical activity, showed an effect of ACS on the total cognitive score (F(2,362) = 3.304, p < 0.05). The CP was higher in adolescents with more than 30 min of ACS than non-ACS (p < 0.05). The influence of ACS duration can be seen in the dimensions of inductive reasoning (ß = 0.134, t = 2.587, p < 0.05) and working memory (ß = 0.130, t = 2.525, p < 0.05). The role of ACS for CP, as well as guidelines for future research, are discussed.
- O atletismo enquanto matéria de ensino: a perceção dos alunosPublication . Gonçalves, Cristina M.; Lopes, HelderAtletismo é uma matéria de ensino que faz parte das matérias nucleares dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF). Contudo, o nível inicial de conhecimentos e performance demonstrado pelos alunos que frequentam a Unidade Curricular (UC) de Estudos Práticos I – Atletismo, do 1º ano da licenciatura em Educação Física (EF) e Desporto da Universidade da Madeira, paradoxalmente parece ser muito baixo. O que convenhamos não é propriamente uma grande surpresa (Gonçalves & Lopes, 2016). Considerando que para que se compreendam os fenómenos na sua globalidade é necessário equacionar os problemas sobre diferentes perspetivas, entendemos necessário conhecer e analisar as perceções dos alunos ao nível do seu desempenho na primeira UC que na sua formação inicial como futuros profissionais de EF e Desporto, aborda expressamente o Atletismo. Assim, realizámos um estudo exploratório com o objetivo de (1) compreender a perceção dos alunos sobre os Estudos Páticos I - Atletismo; (2) obter informações sobre as dificuldades sentidas pelos alunos no decorrer desta Unidade Curricular e (3) analisar em que medida o nível de conhecimento dos alunos relativamente à matéria de ensino de Atletismo se afasta do que é expetável após a escolaridade obrigatória. A amostra foi constituída por 44 alunos da referida licenciatura que responderam a um questionário aberto, elaborado especificamente para o efeito e que frequentaram mais de 75% das 48h da UC. Foi possível verificar que os alunos atribuem importância à UC, que conseguem ter uma adequada perceção das suas dificuldades e que os alunos chegam ao Ensino Superior com um nível de conhecimento (teórico e prático) muito abaixo do que é expetável para uma matéria de ensino que o PNEF considera de elevada importância, “admitindo que lhe seja atribuída uma maior carga horária”. Lamentavelmente, estamos, mais uma vez, perante um claro desfasamento entre o discurso e o percurso.
- Avaliação Inicial: situações jogadas como ferramenta pedagógicaPublication . Teixeira, Joana; Gouveia, Sílvia; Simões, Joana; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
- Avaliação sumativa: o erro do avaliadorPublication . Lopes, Helder
- Avaliar em educação física: a necessidade de um quadro conceptualPublication . Simões, Joana; Fernandes, Catarina; Lopes, HelderA avaliação é considerada parte integrante do processo educativo, imprescindível em qualquer proposta de educação. Esta encontra-se ligada ao processo ensino e aprendizagem, contudo sabemos que na prática pedagógica esta fica muitas vezes desvinculada neste processo. Muitas vezes a avaliação é apenas vista como uma mera atribuição de notas, dando aos alunos um ”rótulo” e não como um meio de o mesmo orientar a sua prática indo deste modo ao encontro das reais necessidades dos seus alunos. Consideramos que este tema é bastante complexo, contudo pretendemos compreender como a mesma pode ser um instrumento facilitador e de reflexão das práticas, buscando assim progredir na construção do conhecimento. A avaliação feita nos moldes tradicionais e sem qualquer objetivo parece-nos estar descontextualizada, estamos em crer que a mesma deve ser inovadora que leve o aluno a assimilar informações e utilizá-las em contextos adequados, de modo a que possa tomar decisões autónomas e criativas. O importante é a aprendizagem efetiva que existe. Mas se pensarmos na origem deste tema podemos compreender este pensamento, contudo está desatualizado e descontextualizado na nossa realidade. O mais importante é saber o que avaliar? Quem? Como? Porquê? E com que resultados. Neste sentido com esta comunicação procuramos mostrar a necessidade de um quadro conceptual, de modo a que todos possam saber qual o caminho a seguir e que opções tomar.