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- O desporto como factor de desenvolvimento regional, o caso concreto da RAM: as estruturas organizacionaisPublication . Lopes, Helder; Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, JoãoA rendibilização das estruturas organizacionais do desporto pode ser conseguida ou melhorando os processos e estratégias existentes ou reformulando o quadro global em que consideramos estas estruturas. Esta intervenção é sobre esta segunda possibilidade. O custo da manutenção das infra-estruturas para as actividades desportivas tornou-se insustentável para as entidades estatais que os assumem. Houve um tempo em que foi necessário que estas entidades chamassem a si a responsabilidade de criar as condições mínimas para a implementação destas actividades. Havia também a possibilidade de encontrar financiamentos para a construção de instalações. As condições alteraram-se radicalmente e é preciso encontrar novas soluções até para não perdermos as vantagens alcançadas. Da análise das condições existentes julgamos que a solução mais eficiente, considerando taxas de ocupação, as motivações dos desportistas, os custos reais das actividades, os objectivos visados e outros factores intervenientes, está em fazer com que grande parte dos custos possam ser suportados por populações visitantes (turistas), anulando ou reduzindo muito o custo para as populações locais, os reais proprietários das condições contextuais, mesmo que de uma forma delegada nos seus representantes a nível estatal. Com exemplos dos trabalhos realizados mostraremos como é possível operacionalizar uma mudança de fundo.
- A didática nas atividades de adaptação ao meio - aprender nósPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, HelderNum conceito atual de educação onde se pretende o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo é fundamental que as metodologias utilizadas permitam que a aprendizagem do aluno se centre na capacidade de resolução de problemas e não na reprodução/imitação de técnicas. Nas atividades de adaptação ao meio há uma permanente necessidade do indivíduo se relacionar com o contexto e adaptar-se de modo a dar respostas adequadas, o que faz com que esta problemática ganhe ainda maior enfase. No estudo realizado caraterizámos dois tipos de processos de ensinar nós e aplicámo-los a uma situação concreta analisando os resultados obtidos na capacidade de resolução de problemas. Com base nestes dados relacionámos as implicações destes processos na formação do indivíduo e as vantagens e desvantagens de cada um deles.
- A cultura motora como polo atractor da mudança da escolaPublication . Lopes, Helder; Gouveia, Elvio; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Prudente, João; Fernando, Catarina; Rodrigues, AnaA dimensão sociocultural e integradora do desporto é uma poderosa ferramenta de transformação da Escola. Como matéria de ensino, é um meio privilegiado da compreensão do mundo a partir da exploração e conhecimento dos limites do próprio corpo enquanto ser bio-psicosociocultural. Tendo em conta que a maioria dos alunos refere gostar das aulas de Educação Física (73.6%), numa percentagem superior aos que gostam da Escola (38.6%) (Lopes et al., 2018), com o Projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, Intervir, Transformar” criámos condições para uma abordagem transdisciplinar potenciando intervenções pedagógicas que desenvolvam de forma lúdica e competitiva, atitudes e valores transversais a diferentes contextos socioculturais.
- Seminário Internacional Desporto e Ciência 2017Publication . Fernando, Catarina; Lopes, Helder; Prudente, João; Trindade, Rui; Simões, Joana; Antunes, Hélio
- A personalização da aprendizagem nas atividades desportivas de adaptação ao meioPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Lopes, HelderA necessidade de personalizar a aprendizagem do aluno, tornando-o o centro do processo com vista ao desenvolvimento das suas capacidades e potencialidades, é uma premissa consensual. Contudo, nem sempre a praxis é coerente com o quadro conceptual (QC) defendido. O nosso objetivo é ilustrar formas de atuação coerentes com este QC, e aplicar a situações de atividades de adaptação ao meio pressupostos como: i) Compreensão funcional das atividades; ii) Lógica assente em princípios ativos com vista à resolu ção de problemas; e iii) A utilização de uma metodologia de Diagnóstico/Prescri ção/Controlo como estratégia de intervenção. Através da demonstração da utilização deste conjunto de instrumentos preten demos contribuir para a identificação de estratégias de intervenção compatíveis com o QC apresentado.
- A personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunosPublication . Lopes, Helder; Simões, Joana; Vicente, António; Prudente, João; Fernando, CatarinaEducar é desenvolver as capacidades e potencialidades de cada um e não formatar em função de padrões pré-estabelecidos. Contudo, o sistema educativo continua, predominantemente, entrincheirado e aprisionado numa escola do século XIX. Não são de hoje as reflexões e propostas para alterar este estado de coisas (veja-se por exemplo, Dewey e Montessori), sendo que atualmente muitos alegam que apesar dos constrangimentos institucionais já fizeram uma rotura que lhes permite educar de forma personalizada. Realizámos um estudo com alunos universitários para caraterizar a sua perceção sobre os comportamentos que lhes foram solicitados ao longo do percurso escolar e verificámos que, independentemente do nível e ano de escolaridade, maioritariamente a Memorização e a Reprodução foram os mais percecionados, enquanto a Criatividade teve um valor residual. Mais um indicador de que a Escola e a Universidade parecem continuar a preparar para o passado.
- A evolução da tecnologia nas atividades de adaptação ao meio e a formação do homemPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, Helder
- A personalização do processo pedagógico – o diálogo professor-alunoPublication . Lopes, Helder; Rodrigues, Ana; Correia, Ana; Alves, Ricardo; Fernando, Catarina; Prudente, João; Antunes, Hélio; Gouveia, ÉlvioUm processo pedagógico que vise o desenvolvimento das capacidades e poten cialidades do aluno, tem de ser personalizado. A perceção que o aluno tem da escola, das metodologias, das matérias, de si próprio e das relações com os outros, não pode ser subestimada no planeamento, implementação e controlo do processo. No âmbito do projeto “Educação Física nas Escolas da RAM – Compreender, in tervir, transformar (EFERAM-CIT)”, esta variável tem assumido uma importância acrescida, permitindo dar resposta às necessidades e motivações do aluno sem se perder a coerência programática. Os resultados obtidos evidenciam que, ter em consideração a perceção do aluno sobre as diferentes vertentes do processo pedagógico, facilita o permanente diálo go professor-aluno, potenciando o desenvolvimento do espírito crítico na linha do que é defendido por Paulo Freire.
- Desporto de natureza, turismo activo, preservação ambiental e sustentabilidade do destino MadeiraPublication . Prudente, João; Lopes, Helder; Fernando, CatarinaO meio ambiente adquiriu, hoje em dia, uma importância significativa, razão pela qual o Desporto, enquanto actividade humana que também se realiza na Natureza, não pode deixar de olhar para esta realidade. As práticas desportivas na Natureza, designadas de Actividades Desportivas de Grandes Espaços ou de Adaptação ao Meio, não podem ignorar as implicações que podem ter sobre o meio ambiente e no desenvolvimento económico das populações que habitam as áreas em que se realizam. Conhecer a relação entre prática desportiva, meio ambiente, turismo activo e preservação ambiental permite ajudar na conservação da Natureza, no uso deste bem comum e na exploração deste nicho de mercado tão importante para a R.A.Madeira. Insere-se nesta realidade a utilização dos percursos das levadas, para a realização de caminhadas, a utilização do mar para actividades de mergulho e ainda a exploração da montanha com o objectivo de ultrapassar obstáculos ou realização de actividades de orientação. Existe actualmente uma tendência crescente de procura de práticas físicas e desportivas alternativas cujos objectivos são o prazer, a satisfação, o bem-estar e a saúde do indivíduo (Carvalhinho,L;Sequeira,P.; Fernandes,S.; Rodrigues,J.,2009). Tal facto pode potenciar novos empregos e desenvolvimento económico, nomeadamente nas zonas rurais, contribuindo também para a educação ambiental , a conservação da Natureza e para uma maior sustentabilidade do desenvolvimento regional.
- Mountain hikes and Levada practitioner’s motivation and experience- characterizationPublication . Fernando, Catarina; Lopes, Helder; Noite, João; Rodrigues, Ana; Vieira, Sara; Alves, Ricardo; Prudente, JoãoMadeira Island provides excellent conditions for those who visit its Natural Scenarios due to its variety of landscapes, weather, topography and infrastructures. It is then fundamental to think about the experience that is provided. The aim of this study is to identify the 3 main dimensions related to the practitioner’s experience while performing mountain hikes or Levadas: 1. Practitioner’s motivations; 2. Practitioner’s predisposition; 3. Practitioner’s experience. A “QEFENRAM” survey was applied (Florido, 2010). 293 replies were obtained, after the activities’ conclusion (males: 124; female: 169). The data analysis showed the following results: a) Considering the different levels of motivation, 52,6% of the participants revelled intrinsic motivation while 27,1% showed extrinsic motivation; b) 79.2% is aware of safety measures and has the necessary competence to perform the activity; c) 76.3% reported to be highly focused on their activity and also felt to be part of the scenario itself. Meanwhile 10.9% refer to feel interfering, negatively, with the environment. We can characterize the practitioner’s motivations and experience and based on this information we can discuss about the need to improve some aspects in the touristic scenarios to improve the experience in Levadas and mountain hikes.