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  • O desporto como factor de desenvolvimento regional, o caso concreto da RAM: as estruturas organizacionais
    Publication . Lopes, Helder; Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João
    A rendibilização das estruturas organizacionais do desporto pode ser conseguida ou melhorando os processos e estratégias existentes ou reformulando o quadro global em que consideramos estas estruturas. Esta intervenção é sobre esta segunda possibilidade. O custo da manutenção das infra-estruturas para as actividades desportivas tornou-se insustentável para as entidades estatais que os assumem. Houve um tempo em que foi necessário que estas entidades chamassem a si a responsabilidade de criar as condições mínimas para a implementação destas actividades. Havia também a possibilidade de encontrar financiamentos para a construção de instalações. As condições alteraram-se radicalmente e é preciso encontrar novas soluções até para não perdermos as vantagens alcançadas. Da análise das condições existentes julgamos que a solução mais eficiente, considerando taxas de ocupação, as motivações dos desportistas, os custos reais das actividades, os objectivos visados e outros factores intervenientes, está em fazer com que grande parte dos custos possam ser suportados por populações visitantes (turistas), anulando ou reduzindo muito o custo para as populações locais, os reais proprietários das condições contextuais, mesmo que de uma forma delegada nos seus representantes a nível estatal. Com exemplos dos trabalhos realizados mostraremos como é possível operacionalizar uma mudança de fundo.
  • As novas tecnologias e a rotura do processo pedagógico
    Publication . Lopes, H.; Rodrigues, A.; Gouveia, É.; Vicente, A.; Prudente, J.; Simões, J.; Fernando, C.
  • A didática nas atividades de adaptação ao meio - aprender nós
    Publication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, Helder
    Num conceito atual de educação onde se pretende o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo é fundamental que as metodologias utilizadas permitam que a aprendizagem do aluno se centre na capacidade de resolução de problemas e não na reprodução/imitação de técnicas. Nas atividades de adaptação ao meio há uma permanente necessidade do indivíduo se relacionar com o contexto e adaptar-se de modo a dar respostas adequadas, o que faz com que esta problemática ganhe ainda maior enfase. No estudo realizado caraterizámos dois tipos de processos de ensinar nós e aplicámo-los a uma situação concreta analisando os resultados obtidos na capacidade de resolução de problemas. Com base nestes dados relacionámos as implicações destes processos na formação do indivíduo e as vantagens e desvantagens de cada um deles.
  • Seminário Internacional Desporto e Ciência 2017
    Publication . Fernando, Catarina; Lopes, Helder; Prudente, João; Trindade, Rui; Simões, Joana; Antunes, Hélio
  • O ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão segundo uma abordagem tática ao jogo: um estudo quasiexperimental em alunos do ensino básico
    Publication . Gouveia, Élvio Rúbio; Ihle, Andreas; Gouveia, Bruna; Kliegel, Matthias; Malho, Hélvio; Freitas, Bruno; Oliveira, Ricardo; Gaspar, Maria; Freitas, Duarte; Prudente, João; Lopes, Helder
  • A personalização do processo pedagógico - a perceção dos alunos
    Publication . Lopes, Helder; Simões, Joana; Vicente, António; Prudente, João; Fernando, Catarina
    Educar é desenvolver as capacidades e potencialidades de cada um e não formatar em função de padrões pré-estabelecidos. Contudo, o sistema educativo continua, predominantemente, entrincheirado e aprisionado numa escola do século XIX. Não são de hoje as reflexões e propostas para alterar este estado de coisas (veja-se por exemplo, Dewey e Montessori), sendo que atualmente muitos alegam que apesar dos constrangimentos institucionais já fizeram uma rotura que lhes permite educar de forma personalizada. Realizámos um estudo com alunos universitários para caraterizar a sua perceção sobre os comportamentos que lhes foram solicitados ao longo do percurso escolar e verificámos que, independentemente do nível e ano de escolaridade, maioritariamente a Memorização e a Reprodução foram os mais percecionados, enquanto a Criatividade teve um valor residual. Mais um indicador de que a Escola e a Universidade parecem continuar a preparar para o passado.
  • A evolução da tecnologia nas atividades de adaptação ao meio e a formação do homem
    Publication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, Helder
  • Desporto de natureza, turismo activo, preservação ambiental e sustentabilidade do destino Madeira
    Publication . Prudente, João; Lopes, Helder; Fernando, Catarina
    O meio ambiente adquiriu, hoje em dia, uma importância significativa, razão pela qual o Desporto, enquanto actividade humana que também se realiza na Natureza, não pode deixar de olhar para esta realidade. As práticas desportivas na Natureza, designadas de Actividades Desportivas de Grandes Espaços ou de Adaptação ao Meio, não podem ignorar as implicações que podem ter sobre o meio ambiente e no desenvolvimento económico das populações que habitam as áreas em que se realizam. Conhecer a relação entre prática desportiva, meio ambiente, turismo activo e preservação ambiental permite ajudar na conservação da Natureza, no uso deste bem comum e na exploração deste nicho de mercado tão importante para a R.A.Madeira. Insere-se nesta realidade a utilização dos percursos das levadas, para a realização de caminhadas, a utilização do mar para actividades de mergulho e ainda a exploração da montanha com o objectivo de ultrapassar obstáculos ou realização de actividades de orientação. Existe actualmente uma tendência crescente de procura de práticas físicas e desportivas alternativas cujos objectivos são o prazer, a satisfação, o bem-estar e a saúde do indivíduo (Carvalhinho,L;Sequeira,P.; Fernandes,S.; Rodrigues,J.,2009). Tal facto pode potenciar novos empregos e desenvolvimento económico, nomeadamente nas zonas rurais, contribuindo também para a educação ambiental , a conservação da Natureza e para uma maior sustentabilidade do desenvolvimento regional.