Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Educação em tempos de COVID-19: o acesso condicionado à aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal
    Publication . Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Ana Isabel
    Este estudo exploratório sobre a educação em tempos de COVID-19 procurou compreender as medidas políticas implementadas na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como as opiniões de um grupo de professores do ensino secundário de uma das escolas do concelho do Funchal, acerca destas medidas, e ainda os novos contextos emergentes da modalidade de Ensino a Distância (E@D), designadamente no que se refere à avaliação das aprendizagens, processos pedagógicos, apoio e acompanhamento na implementação dos procedimentos tecnológicos, liderança da escola, potencialidades e fragilidades. A pesquisa aqui reportada segue uma orientação descritiva-interpretativa, de cariz predominantemente qualitativo, em conformidade com a questão orientadora e os objetivos formulados. Os testemunhos dos professores foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, cujos dados foram igualmente sujeitos a um tratamento estatístico (análise quantitativa). Os resultados revelaram a capacidade de adaptação demonstrada pelos professores, face à situação emergente da crise pandémica, não obstante o registo de algum agravamento das desigualdades entre os alunos, no que diz respeito à qualidade das suas aprendizagens. Foi possível aferir que neste sistema de E@D, a forma tradicional de avaliar apenas os conhecimentos é inadequada, revelando-se necessário o reajustamento deste modelo.
  • O professor do século XXI, que competências e desafios? As perceções das alunas de 1.º ano do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Pereira, Gorete; Gouveia, Isabel; Fraga, Nuno
    Com este estudo pretendeu-se conhecer as perceções de um grupo de alunas de 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, relativamente ao perfil do professor do século XXI, atendendo que os paradigmas emergentes da sociedade trespassam transversalmente a escola, com novos desafios, diferentes funções e responsabilidades exigindo novas competências aos professores. Ambicionámos saber, em que medida a formação inicial ainda em curso, promove a construção de um perfil do professor do século XXI. Nesse sentido, procuramos perceber a dialética entre os conhecimentos teóricos adquiridos pelas alunas e as práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de estágio. Sendo um estudo de abordagem qualitativa, realizamos duas entrevistas coletivas com recurso à técnica de focusgroup, com vista à obtenção de informação e recolha de dados em profundidade, tendo por amostra 12 alunas do Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – 1.º ano. Partindo da análise e tratamento dos dados obtidos, traçamos algumas conclusões que pretendem dar resposta às questões de partida, quanto ao perfil do professor do século XXI.
  • Europa, educação, cidadania
    Publication . Rodrigues, Liliana; Fraga, Nuno