Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Currículo, pensamento crítico e criatividade
    Publication . Gouveia, Fernanda; Pereira, Gorete; Gouveia, Isabel; Fraga, Nuno
    Neste artigo, tendo como ponto de partida as Áreas de Competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, procuramos perceber a importância do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, bem como da Sensibilidade Estética e Artística nas Aprendizagens Essenciais do 1º Ciclo do Ensino Básico, em conformidade com o DecretoLei nº 55/2018 de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário. Da análise documental efetuada, e tendo por base os Descritores do Perfil dos Alunos, associados às Áreas de Competências, registaram-se evidências de uma valorização do Pensamento Crítico e do Pensamento Criativo, em oposição ao que sucede na Área de Competência da Sensibilidade Estética e Artística. Constatou-se que é pretendido um perfil de aluno, que seja, sobretudo, conhecedor/sabedor/culto/informado; sistematizador/organizador; criativo; comunicador; questionador; crítico/analítico e responsável/autónomo, visando a mobilização de múltiplas literacias e o desenvolvimento de valores e competências, tendo por base uma formação centrada na pessoa e na dignidade humana.
  • Processos de liderança no projeto de autonomia e flexibilidade curricular
    Publication . Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Ana Isabel; Gouveia, Fernanda
    Considerando os pressupostos que, em Portugal, enquadram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) elencados no Despacho nº 5908/2017, de 5 de julho que, em “regime de experiência pedagógica, define os princípios e regras orientadores da conceção, operacionalização e avaliação do currículo dos Ensinos Básico e Secundário, de modo a alcançar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” (Artigo 1º), este artigo procura desvelar na voz de cinco diretores (líderes escolares) de escolas públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico, as primeiras evidências da implementação do PAFC. Embora se trate de um processo curricular e pedagógico recente, importa compreender nessas narrativas se as escolas experienciam, de facto, tempos e espaços de uma autonomia construída e contextualizada. Neste sentido, partindo de um estudo de caso múltiplo a partir da aplicação de um inquérito por questionário, convertem-se em eixos temáticos de análise de conteúdo, as seguintes dimensões: autonomia de escola, flexibilidade curricular, prática pedagógica e avaliação. Da triangulação dos dados conclui-se que os diretores de escola assumem o PAFC como uma política educativa que abre espaço pedagógico a uma mudança de paradigma, pelo nível de autonomia outorgado às escolas, permitindo-lhes uma gestão curricular mais contextualizada, por conseguinte mais humanista, mais sensível às realidades locais e às particularidades dos seus públicos.
  • Educação em tempos de COVID-19: o acesso condicionado à aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal
    Publication . Fraga, Nuno; Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Ana Isabel
    Este estudo exploratório sobre a educação em tempos de COVID-19 procurou compreender as medidas políticas implementadas na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como as opiniões de um grupo de professores do ensino secundário de uma das escolas do concelho do Funchal, acerca destas medidas, e ainda os novos contextos emergentes da modalidade de Ensino a Distância (E@D), designadamente no que se refere à avaliação das aprendizagens, processos pedagógicos, apoio e acompanhamento na implementação dos procedimentos tecnológicos, liderança da escola, potencialidades e fragilidades. A pesquisa aqui reportada segue uma orientação descritiva-interpretativa, de cariz predominantemente qualitativo, em conformidade com a questão orientadora e os objetivos formulados. Os testemunhos dos professores foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, cujos dados foram igualmente sujeitos a um tratamento estatístico (análise quantitativa). Os resultados revelaram a capacidade de adaptação demonstrada pelos professores, face à situação emergente da crise pandémica, não obstante o registo de algum agravamento das desigualdades entre os alunos, no que diz respeito à qualidade das suas aprendizagens. Foi possível aferir que neste sistema de E@D, a forma tradicional de avaliar apenas os conhecimentos é inadequada, revelando-se necessário o reajustamento deste modelo.
  • A prática profissional na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: fundamentos, fragilidades e novas perspetivas
    Publication . Pereira, Gorete; Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
    Esta investigação aborda a prática profissional na licenciatura em Educação Básica (LEB) da Universidade da Madeira, que integra o currículo dos seis semestres do plano de estudos da referida licenciatura e tem vindo a assumir grande relevância na formação inicial de professores. A prática profissional consubstancia se como um espaço integrador de aprofundamento e questionamento de situações visionadas, vividas ou descritas em articulação com as unidades curriculares de outras componentes de formação, visando uma iniciação progressiva na profissão docente e desenvolvimento profissional. Espera-se que os estudantes desenvolvam, sobre os respetivos contextos de educação formal e não formal, pesquisa e observação, com recolha de informação relevante para análise, organização e realização de uma atividade de aprendizagem sob a orientação e feedback do docente cooperante da instituição. A prática profissional assume um cariz reflexivo, eventualmente, transformador e cristaliza um conhecimento útil e mais aprofundado das situações educativas concretas. O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso resultante da análise de conteúdo e da triangulação de dados de um questionário aplicado a um grupo de estudantes da LEB da Universidade da Madeira. Concluiu-se que ao nível da prática profissional, o estudante, futuro professor evidencia a confluência e a mobilização do conhecimento teórico e prático. O seu empoderamento e respetivo desenvolvimento profissional torna-se mais consistente ao experimentar a reflexão sobre a prática, analisando a experiência e o seu próprio desempenho pessoal e profissional. Foram assinalados alguns constrangimentos decorrentes da complexidade das práticas profissionais e das múltiplas variáveis emergentes dos ambientes educativos.
  • Construir espaços de inclusão na escola atual: a realidade da Região Autónoma da Madeira
    Publication . Gouveia, Fernanda; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia; Pereira, Gorete; Pereira, Gorete
    A presente comunicação decorre de uma investigação, cujo objetivo consistia em perceber a realidade organizacional das escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), relativamente os novos desafios propostos pelo Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020, que adapta à Região Autónoma da Madeira os regimes constantes do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho e do Decreto-Lei nº 55/2028, de 6 e julho, Procurámos ainda compreender as oportunidades veiculadas pelo suporte legal regional, designadamente pela portaria 761/2020, que regulamenta os recursos humanos, organizacionais, materiais e técnicos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão e tem como finalidade garantir respostas especializadas promotoras de práticas de educação inclusiva, com base no trabalho colaborativo e de parcerias técnico pedagógicas, visando o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças e alunos e a garantia de qualidade das aprendizagens Desenvolvemos uma investigação de natureza descritiva e submetemos à reflexão as janelas de oportunidades plasmadas na legislação. Por conseguinte, enfatizamos as soluções organizativas, concluindo se que têm sido encetados esforços para construir respostas educativas adequadas, contextualizadas e diferenciadas, face ao cenário nacional. Na Região Autónoma da Madeira, a humanização das pessoas e o desenvolvimento contínuo da autonomia individual, constitui uma opção política prioritária, com vista à capacitação dos cidadãos e ao seu comprometimento com a construção de uma sociedade democrática, qualificada e desenvolvida. A legislação regional emanada propõe uma nova organização das escolas, de modo a possibilitar a construção de contextos mais aliciantes, inclusivos e motivadores, mediante um trabalho ativo, mas exigente por parte de todos os intervenientes no processo educativo, com o principal propósito de uma melhoria contínua das qualificações das crianças e dos alunos e a promoção do sucesso educativo.
  • Educação e política. O legado freiriano no palimpsesto reformista em Portugal (2016-2020)
    Publication . Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Ana Isabel; Fraga, Nuno; Silva, Sofia
    O presente artigo assume no legado do pensamento de Paulo Freire o mosaico de temas geradores capazes de transformar a cara da escola. Adentrando em quatro das suas principais obras, a Pedagogia do Oprimido, a Pedagogia da Autonomia, Política e Educação e Extensão ou Comunicação, procuramos compreender as re presentações dos seus princípios pedagógicos, curriculares e valorativos na cons trução da política educativa em Portugal, em particular aquela que se apresenta no discurso jurídico-normativo que trespassa a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, os Decretos- -Lei n.º 54 e n.º 55 de 2018 e o Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020/M. Portanto, procedeu-se a um estudo exploratório, de natureza qualitativa assente na análise de conteúdo da legislação referenciada. Procurou-se compreender a narrativa po lítica sobre educação em Portugal na interiorização dos seguintes temas geradores freirianos: educação problematizadora; pensamento crítico; conscientização; cida dania; democracia; inclusão e esperança
  • Didática e matética
    Publication . Gouveia, Fernanda; Pereira, Gorete