Loading...
6 results
Search Results
Now showing 1 - 6 of 6
- Reflexiones del futuro profesorado sobre la inclusión de la diversidad sexogenéricaPublication . Torrejón, Begoña Torrejón; Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, AliceEl objetivo de este trabajo es discutir la inclusión de la diversidad de género en la formación docente, así como las posibilidades y sugerencias de iniciativas a desarrollar en el campo de la educación inmediata, media y a larga distancia. Metodológicamente, estudiaremos un enfoque cualitativo, basado en el aporte de estudiantes de segundo año de Educación Infantil de la Universidad de Cádiz, España, a través de entrevistas en grupo abierto sobre sus concepciones sobre la diversidad sexual y de género y cómo desarrollar la inclusión diversidad y género en el contexto académico. Analizamos y discutimos dos foros de datos categorizados: 1) Concepto de inclusión de la diversidad de género; 2) Caracterización del actual sistema educativo español en relación con la inclusión de la diversidad de género; 3) Quién, dónde y cómo debe trabajarse la inclusión; 4) Acciones a desarrollar por los tutores; 5) Propuestas para el enfoque de la inclusión de la diversidad de género. Se concluye que es necesario un trabajo transversal, sistemático y continuo para la inclusión de la diversidad sexual y de género en todos los contextos académicos, con acciones educativas que proporcionen momentos de escucha a los estudiantes LGBTQIA+ y a sus familias.
- Pedagogia ancestral: Uma investigação sobre existência e resistência da identidade da comunidade quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-BAPublication . Nascimento, Brenna; Castro, Éden; Brazão, PauloEste trabalho é fruto de uma pesquisa de natureza etnográfica realizada na comunidade Quilombola de Alto do Capim que buscou investigar: Como a pedagogia ancestral contribui para a preservação da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA? Para esta investigação foi necessário compreender como a pedagogia ancestral contribui para a existência e resistência da identidade da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, em Quixabeira-BA; compreender as relações entre pedagogia e ancestralidade; estabelecer a importância da pedagogia ancestral para a preservação da identidade das comunidades quilombolas; Conhecer a história da Comunidade Quilombola de Alto do Capim e discutir sobre os elementos que fomentam a pedagogia ancestral na comunidade quilombola de Alto do Capim. Portanto conclui-se que em se tratando da Comunidade Quilombola de Alto do Capim, os processos de educação informal possuem fragilidades históricas e culturais, uma vez que há pouco autorreconhecimento da ancestralidade na comunidade.
- Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da MadeiraPublication . Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice; Cardoso, Lívia de RezendeDesde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.
- O construcionismo como proposta de inovação pedagógicaPublication . Sousa, Maria do Carmo; Brazão, PauloO paradigma newtoniano-cartesiano apresenta uma visão reducionista do conhecimento. Numa ruptura paradigmática o construtivismo surge como explicação teórica afirmando que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo, numa relação dialógica, com a mediação do educador. No presente estudo, ‘o construcionismo apresenta-se como proposta de inovação pedagógica’. A presente pesquisa teve como objetivo saber se o uso das tecnologias educativas numa concepção construcionista promovem ou não inovação pedagógica na disciplina matemática, numa turma de nono ano do ensino médio. Constatamos que o construcionismo propõe o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes tornando-os aptos para novas aprendizagens, com ou sem o uso das tecnologias educativas. Defendemos a concepção construcionista como inovação pedagógica, com o foco nas práticas pedagógicas, visando a construção de conhecimento significativo e funcional para a vida.
- Representações dos estudantes sobre arte nos cursos profissionalizantes de educação física e de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: estudo de caso na Universidade da MadeiraPublication . Mendonça, Alice; Brazão, PauloConceitualizar a Arte é uma tarefa complexa porquanto pressupõe aceder aos múltiplos significados que a linguagem escrita lhes atribui e ainda às perceções pessoais de quem o faz. É a partir deste exercício que nos propusemos determinar as representações dos estudantes de dois cursos profissionalizantes da Universidade da Madeira (Mestrados em Ensino de Educação Física e em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico44), atendendo aos respetivos percursos de formação anterior: licenciaturas em Educação Física e Educação Básica. A partir dos distintos planos de formação curricular, tentámos perspetivar de que modo esta formação inicial influencia o entendimento dos estudantes face ao conceito de Arte. Para efetivarmos este estudo de caso, recorremos a bibliografia especializada e aos planos curriculares das duas licenciaturas em apreço. A identificação das perceções dos estudantes decorreu da aplicação de inquéritos por questionário, pelo que a triangulação das diferentes fontes de dados se traduziu numa abordagem metodológica simultaneamente qualitativa e quantitativa. As conclusões permitiram-nos compreender de que modo a formação inicial condiciona as perceções destes dois grupos de estudantes. Deste modo, embora a valorização da Arte lhes seja comum, as representações desenham-se de acordo com a formação inicial.
- Alianças de gênero: contribuições para uma epistemologia feminista em educação – uma apresentaçãoPublication . Dias, Alfrancio Ferreira; Cruz, Maria Helena Santana; Brazão, Paulo; Nascimento, Ana Paula Leite