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França Kot-Kotecki, Ana Maria

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  • A expressão artística sob o olhar da educação ambiental
    Publication . Santos, Natalina; França, Ana
    Mais do que nunca, hoje ganha particular relevo a urgência do desenvolvi mento de uma consciência ecológica, consciência essa que deve ser trabalhada desde cedo. Este processo exige um olhar crítico, clínico e persistente por parte de todos os cidadãos, em particular dos professores e educadores que têm um papel relevante da formação do indivíduo. Ora, é neste contexto que no âmbi to da licenciatura em educação básica se perspetiva a criação de ambientes de aprendizagem potenciadores da transformação de resíduos em objetos sonoros e cénicos. A transformação, a recriação de materiais são parte integrante dos con teúdos das Unidades Curriculares (expressão musical e expressão dramática), que, de uma forma interdisciplinar, criativa e imaginativa, proporcionam a sua utilização, em contexto didático e pedagógico no âmbito da Educação. É nesta visão de cruzamento de saberes e consciência ecológica que se pretende que o futuro profissional de educação experiencie e promova, em ambientes formais e não formais de aprendizagem, atitude e comportamentos que contribuam para um futuro sustentável.
  • Currículo de Ciências – para uma (educ)ação transformadora em comunidade
    Publication . Carreira, Sílvia Mateus; Kot-Kotecki, Ana França
    A tríade conhecimento, poder e liberdade continua a fazer sentido, especial mente num contexto pandémico onde a compreensão dos factos científicos se re vela fulcral. Freire recorda-nos que é importante “ensinar o aluno a ler o mundo” para que possa atuar transformando o meio que o envolve. Neste sentido, o ensino das ciências, partindo do currículo projetado, deve potenciar a criação de práticas pedagógicas inovadoras onde o aluno se coloque no centro do processo de aprendi zagem. Por esta razão é importante a implementação do Ensino Experimental das Ciências, desde muito cedo, nomeadamente, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, para que os alunos sejam incentivados a explicar o meio envolvente através de factos científicos. É nosso propósito pensar as questões emergentes na Unidade Curricular Ensino Experimental das Ciências enquanto parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a partir das contribuições de Paulo Freire, com impacto na Prática Pedagógica.
  • Sustentabilidade, ciência, arte e educação: relação possível?
    Publication . Sousa, Valdemar; França, Ana
    Num tempo em que a humanidade se encontra numa crise generalizada, estan do em risco a sobrevivência das espécies que coabitam o nosso planeta, a educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, tem sido apontada como um elemen to incontornável na consecução de determinados objetivos. Posicionamo-nos sob uma perspetiva epistemológica crítica e construtivista, para analisar e conjeturar contributos da Educação pela Arte, na consecução da sustentabilidade e num pos sível reposicionamento perante o conceito de literacia científica. Apresentamos um estudo prospetivo do impacto da Educação pela Arte na obtenção de práticas mais sustentáveis, contextualizadas na prática pedagógica, no plano curricular e no desenvolvimento de competências de estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação. Assim, pretendemos refletir sobre a emergência dos conteúdos curricu lares nos ambientes de aprendizagens, enquanto espaços de cultura, criatividade, imaginação, poder de decisão e pensamento crítico.
  • Pedagogia, ação, liberdade e desenvolvimento humano em Paulo Freire
    Publication . Camacho, Maria José de Jesus; Kot-Kotecki, Ana Maria França; Góis, Liliana Rodrigues de
    Paulo Freire brinda-nos com a convicção de que as dimensões Pedagogia, Ação, Liberdade e Desenvolvimento Humano encontram condições para se conjugarem e consubstanciarem na existência humana, no desígnio de que, através delas e por elas, a resposta ao desenvolvimento dos anseios mais prementes e genuínos sobrevenha, se consolide e perpetue na vida das pessoas, dos povos e das sociedades. E, porque a história da humanidade, a nossa história, aponta para a descoberta de que o homem tem o dever moral de buscar uma felicidade razoável e de combater a violência, é preciso encontrar um sentido para a vida, nesta vida, nesta comunidade, neste momento histórico em que existimos e cuja moral deve ser objeto do nosso julgamento e da nossa compreensão. Daqui renasce a relevância e a atualidade do legado de Paulo Freire, inspiração imanente de gerações e gerações de pedagogos, irmanados na sublime tarefa de educar com alegria, dedicação e proatividade.
  • The feeling of belonging and inclusion in a european outermost university
    Publication . Rodrigues, L.; Sousa, J. M.; Kotecki, A. F.
    It is our wish to describe the development of a transnational research project, aiming to enhance the feeling of belonging and inclusion, as a way of improving student and staff’s wellbeing, particularly at a university of a European outermost region, Madeira. Even though similar studies have been carried out in other four European universities, this paper is only focused on the University of Madeira. The multiple case study method was used [1-3], based on documentary analysis, surveys and focus group techniques [4] for the collected data triangulation. Inspired in “Impact Gaps Canvas” [5] and the “Six Conditions of Systems Change” [6], the paper wishes to convey a quick view about the process and the results in terms of policy recommendations to improve the feeling of belonging, at the University of Madeira, expecting it has a positive impact on student and staff experience and quality of learning and teaching, according to the literature review.
  • A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativa
    Publication . França, Ana; Santos, Natalina Cristóvão
    Neste artigo, pretendemos estabelecer um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire – Ensinar exige disponibilidade para o diálogo (resgatado da sua obra “Pedagogia da Autonomia”) – e a ação flexível do currículo em relação com uma prática pedagógica reinventada. Várias têm sido as questões colocadas por Paulo Freire a partir da década de 60 e que continuam bem atuais. De facto, os saberes pedagógicos são basilares para esbater a impermeabilidade à mudança, sendo que para o efeito, a ação do professor é basilar para a efetivação de um diálogo fundamentado no currículo, nomeadamente na área da Educação Artística, cujas dimensões envolvem a escola, o professor e o aluno, por um lado, e, por outro, a abertura a novas formas de gerir esse mesmo currículo. E é neste entrecruzar de fios que colocamos em diálogo vários intervenientes na gestão curricular, à luz de normativos em vigor.