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- O educador aos olhos das crianças: uma abordagem etnográficaPublication . França, Ana
- As instituições culturais como espaços promotores de educação e inclusão: as expressões artísticas em diálogoPublication . Kot-Kotecki, Ana França; Cristovão, Natalina; Sousa, Valdemar
- A utopia de Paulo Freire e os caminhos da flexibilidade curricular na comunidade educativaPublication . França, Ana; Santos, Natalina CristóvãoNeste artigo, pretendemos estabelecer um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire – Ensinar exige disponibilidade para o diálogo (resgatado da sua obra “Pedagogia da Autonomia”) – e a ação flexível do currículo em relação com uma prática pedagógica reinventada. Várias têm sido as questões colocadas por Paulo Freire a partir da década de 60 e que continuam bem atuais. De facto, os saberes pedagógicos são basilares para esbater a impermeabilidade à mudança, sendo que para o efeito, a ação do professor é basilar para a efetivação de um diálogo fundamentado no currículo, nomeadamente na área da Educação Artística, cujas dimensões envolvem a escola, o professor e o aluno, por um lado, e, por outro, a abertura a novas formas de gerir esse mesmo currículo. E é neste entrecruzar de fios que colocamos em diálogo vários intervenientes na gestão curricular, à luz de normativos em vigor.