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- Não escolarizem a expressão dramática!: uma reflexão sobre a vivência desta forma de expressão enquanto actividade autênticaPublication . França, Ana; Brazão, José Paulo Gomes
- A expressão dramática na licenciatura em educação básica na Universidade da Madeira: a dimensão pessoal e criativa do educador numa pedagogia críticaPublication . Kot-Kotecki, Ana Maria França; Brazão, José PauloA atividade de expressão dramática na Licenciatura em Educação Básica decorre das vivências socioculturais dos estudantes. Nesta comunicação apresentamos um conjunto de jogos e brincadeiras experienciadas pelos estudantes, refletidas numa dimensão pessoal, criativa e pedagógica, considerando as conceções de currículo enquanto projeto. Estes têm a oportunidade de construírem uma planificação, uma ação e uma avaliação negociada experienciando a criação e transformação de personagens em vários tipos de representação. É neste contexto de cooperação em grupo, de liberdade de expressão e criatividade, que se evidencia o conhecimento de si, o conhecimento do outro bem como a construção de ambientes de aprendizagem promotores de desenvolvimento curricular. Assim a pedagogia crítica emerge na ação dos estudantes, através da participação, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico, do sentido democrático, direcionado para a liberdade e dignidade humana.
- Modelos curriculares na educação de infância: o enfoque na expressão dramática: da teoria às práticasPublication . Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas; Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesEsta investigação, de natureza qualitativa, pretendeu num primeiro propósito compreender a importância do currículo enquanto referencial para o desenvolvimento da educação ao longo dos tempos, desde as teorias tradicionais às teorias críticas e pós-críticas. Num segundo propósito, analisar teoricamente três modelos curriculares (High Scope, Movimento da Escola Moderna, Reggio Emilia), no âmbito da educação de infância, à luz de uma educação preconizada na atualidade e compreender a valorização do domínio da expressão dramática nos modelos curriculares em estudo. Como terceiro propósito, pretendeu, através de um estudo de caso, verificar a dinâmica da atividade de expressão dramática inerente às práticas pedagógicas dos educadores de infância cooperantes no curso de Licenciatura em Educação de Infância, da Universidade da Madeira. Entrevistámos um grupo de quinze educadores cooperantes, observámos as práticas pedagógicas de dois educadores no âmbito da expressão dramática e registámos ainda as atividades realizadas pelas crianças. Quanto aos resultados, reforçámos a ideia que os modelos curriculares são gramáticas pedagógicas importantes para as práticas dos educadores de infância. Relativamente às práticas pedagógicas observadas no domínio da expressão dramática, estas revelaram que é necessário aperfeiçoar os referenciais teóricos dos educadores, bem como a construção da planificação de atividades para garantir uma intervenção sustentada e um maior espaço de manobra à criança num contexto de aprendizagem autêntica e significativa.