Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolarPublication . Fernandes, ElsaNeste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.
- Droide virtual: utilização de robôs na aprendizagem colaborativa da programação através da webPublication . Santos, Elci Alcione Almeida dos; Fermé, Eduardo Leopoldo; Fernandes, Elsa Maria dos SantosEste artigo apresenta o projecto DROIDE VIRTUAL, que tem por objectivo descrever, analisar e compreender o processo de construção do conhecimento sobre conceitos de programação e o desenvolvimento de competências nesta área. O projecto tem uma duração de três anos ― sendo este o primeiro ano ― e envolve estudantes do ensino secundário da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, os quais aprendem programação desenvolvendo pequenos projectos de robótica através da colaboração virtual em um ambiente de aprendizagem baseado na web.
- Proporcionalidade directa como função: da perfeição à realidade a bordo de um robotPublication . Oliveira, Rui; Fernandes, Elsa; Fermé, Eduardo
- Learning mathematics and competences: bringing together three theoretical perspectivesPublication . Matos, João Filipe; Santos, Madalena; Fernandes, Elsa; Carreira, Susana; Belchior, Margarida; Pedro, Neuza; Gerardo, Helena; Mesquita, Mônica; Pais, Alexandre; Alves, Ana Sofia; Faria, Teresa; Silva, Teresa; Amado, Nélia; Amorim, Isabel; Mestre, RitaThe symposium aims to bring into analysis and discussion a possibility of articulating and integrating theoretical concepts from Activity Theory, Situated Learning and Critical Mathematics Education in order to contribute to understanding learning in practices where mathematics and technology seem to be relevant.