Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 17
  • Robots to learn statistics and citizenship
    Publication . Lopes, P. C.; Fernandes, E.
    In this paper we report a small part of a broader study that is being carried out under the first author PhD, whose goal is to understand how the use of technologies, specially robots, helps students to develop statistical literacy, reasoning and thinking and their ability to problem-solving, producing meaning and enhancing learning. We assume as phenomenon under study - learning (of statistics and citizenship). In this paper we will analyse how learning of statistics and citizenship occurred throughout the search of the winner of a robot race.
  • Recovering the meaning of "critique" in critical mathematics education
    Publication . Pais, Alexandre; Fernandes, Elsa; Matos, João Filipe; Alves, Ana Sofia
  • Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robots
    Publication . Martins, Sónia; Fernandes, Elsa
    Tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em práticas sociais (LAVE;WENGER,1991), procura-se, neste artigo, analisar de que forma o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com robots contribuem para a aprendizagem dos alunos de turmas de diferentes níveis de escolaridade. A investigação subjacente a este artigo é de caracter qualitativo e interpretativo e decorreu no âmbito do projeto DROIDE II-Robots em Educação Matemática e Informática3 . O propósito da investigação é compreender como é que o uso de robots contribui para o desenvolvimento de competências matemáticas e para a aprendizagem de conceitos matemáticos nos alunos dos primeiros anos de escolaridade. Tomando esse pressuposto, foi construído e implementado um cenário de aprendizagem, com uma metodologia de projeto, envolvendo duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a trabalhar conjuntamente com robots. Os resultados enfatizam o contributo do uso dos robots para a aprendizagem dos alunos, no que diz respeito à negociação de significados de diferentes áreas disciplinares, nomeadamente da matemática. A par da utilização do artefacto tecnológico, discutimos a importância da atuação e intencionalidade das professoras em tirar partido dos momentos em que o robot potenciou a construção/expansão de significados pelos alunos.
  • Educação matemática crítica: um relato
    Publication . Martins, Márcio; Fernandes, Elsa
  • Literacia, raciocínio e pensamento estatístico com robots
    Publication . Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa
    Neste artigo relatamos parte de um estudo mais lato cujo objetivo é compreender de que for ma o uso de tecnologias, nomeadamente robots, contribui para que os alunos desenvolvam literacia, pensamento e raciocínio estatístico e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significa do e incrementando a aprendizagem. Assumimos como fenómeno em estudo a aprendizagem da Esta tística, tendo por base o desenvolvimento da literacia, do raciocínio e do pensamento estatístico. Nesta investigação de natureza qualitativa, a observação participante foi uma estratégia central na recolha dos dados, possibilitando um contacto estreito e pessoal com os alunos. Discutimos e analisamos como é que a aprendizagem ocorreu nas aulas de matemática em que alunos de 8.º ano, de uma escola básica do Funchal, juntamente com a professora e a investigadora participante na recolha dos dados, organizaram e realizaram corridas com robots. Foi importante prover um contexto relevante, a corrida com robots, para promover nos alunos conhecimento e consciência sobre os dados estatísticos a tratar. Assim, reco nheceram o contexto em que estes foram recolhidos e a finalidade do seu uso. Foram capazes de racioci nar com as ideias e com os conceitos estatísticos, dando sentido às informações estatísticas.
  • Hands-on mathematics with lego robots
    Publication . Martins, S.; Fernandes, E.
    In the research related in this paper it was designed and implemented a learning scenario, with two primary school classes (40 students), working together with Lego robots (NXT and RCX models). In this paper we intend to discuss and to reflect how the use of robots can contribute to mathematical learning in primary school students and to develop their mathematical competence.
  • The emergence of agency in a mathematics class with robots
    Publication . Fernandes, Elsa
    In this paper we will discuss and analyse students’ participation in a mathematics class when using robots to think about the mathematical concepts. Our aim is to highlight the emergence of students’ agency in the interplay with robots and discuss the role of agency in participation and in the learning of mathematics.