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  • O papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores: a modelação 3D como ferramenta
    Publication . Fernandes, Elsa; Lopes, Paula Cristina; Abreu, Sónia
    Em contexto de mudança na sociedade e na escola, motivada pelos avanços tec nológicos, a literacia pedagógica é uma importante ferramenta para o desenvolvi mento da prática pedagógico dos professores da atualidade. ‘A literacia pedagógi ca é um conceito reflexivo no qual a leitura e a escrita (através de um modelo de transformação do conhecimento) sobre o conteúdo pedagógico são o meio essen cial através do qual o raciocínio pedagógico do professor se desenvolve’ (Maclellan, 2008). Apoiadas por teorias sociais de aprendizagem, nesta comunicação, analisa remos a nossa prática enquanto formadoras num projeto de formação continua de professores, que visa a transformação das práticas dos professores em formação através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho alterna tivas nas mesmas. Analisaremos cenários de aprendizagem, com utilização da mo delação 3D, construídos pelos professores em formação para ilustrar a importância da investigação da construção da literacia pedagógica (onde se inclui também a literacia digital) dos professores em formação.
  • Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
    Publication . Fernandes, Elsa
    Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.
  • Robots na aprendizagem das STEAM
    Publication . Martins, Sónia; Fernandes, Elsa
    No campo educacional a sigla STEM refere-se a uma abordagem pedagógica onde, de forma interdisciplinar, os alunos mobilizam saberes das Ciências, das Tecnologias, das Engenharias e da Matemática. Apesar da incerteza que o desafio de envolver os alunos em projetos STEM, onde as tecnologias são recursos estruturantes para a aprendizagem, acarreta, esta metodologia é apontada por vários autores como um possível caminho para a preparação dos alunos de hoje para o mercado de trabalho do amanhã. Contudo, formarmos alunos capazes de assumir riscos ponderados, persistentes na resolução de problemas e que abracem o trabalho colaborativo e a criatividade, parece representar um bom caminho para que futuros profissionais possam lidar com a incerteza que o futuro nos reserva. A inclusão das artes (STEAM) nos referidos projetos é apontada como um meio para que os alunos desenvolvam soluções criativas para os problemas e para que estabeleçam conexões entre o conhecimento científico e as artes e humanidades. Neste trabalho apresentamos um projeto com robots, desenvolvido por crianças do 1.º Ciclo, e discutimos, adotando uma perpetiva situada da aprendizagem, o potencial pedagógico da abordagem STEAM adotada.
  • Robots para a construção de significados estatísticos e para a reconstrução de foregrounds
    Publication . Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa
    Para Skovsmose qualquer pessoa transporta consigo o seu background e foreground que influenciam o que quer ser e em que ações se quer envolver. Deles emergem as razões e intenções para dedicar-se (ou não) à aprendizagem. Muitos alunos veem na Escola poucas oportunidades para aprender o que, realmente, lhes interessa. Lá vivem poucas experiências significativas e acabam por construir foregrounds arruinados relativamente a ela. Nesta publicação trazemos à discussão as perspetivas futuras dos alunos e as origens culturais que moldam as suas vidas a fim de discutir como estas podem potenciar ou inibir a aprendizagem. Para ilustrar a discussão trazemos dados provenientes do Cenário de Aprendizagem: "Uma corrida com Robots". Pretendemos discutir o papel dos Robots na aprendizagem e o seu efeito na reconstrução de foregrounds dos alunos relativamente à aprendizagem da matemática.
  • Uma corrida de robots na aula de matemática
    Publication . Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa Maria dos Santos
    Este artigo refere-se a uma pequena parte de um estudo que está a ser realizado no âmbito das atividades do projeto DROIDE II3 – Os Robots na Educação Matemática e Informática. Tomou-se como fenómeno em estudo a aprendizagem e definiu-se como problema de investigação compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial enfoque nos robots, contribuem para que os alunos desenvolvam a comunicação matemática, o raciocínio matemático e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significado e incrementando a aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos. Com este pressuposto e seguindo uma metodologia de trabalho de projeto, construiu-se e programou-se, numa turma de 8.º ano de escolaridade, um cenário de aprendizagem no qual os alunos trabalharam conjuntamente com robots para aprender estatística. O enquadramento teórico adotado assenta em ideias da perspetiva situada da aprendizagem sendo atribuída particular relevância à prática (WENGER, 1998) matemática escolar que ocorre quando os alunos aprendem matemática (e não só) com robots. A metodologia adotada foi de carácter qualitativo e a observação participante foi uma estratégia central na recolha de dados. Os dados analisados elucidam como é que os alunos, engajando-se na prática, aprenderam Estatística com robots.
  • A construção de um parque eólico: potencialidades e desafios na formação de professores
    Publication . Fernandes, Elsa; Lopes, Paula Cristina; Abreu, Sónia
    Em tempos de mudança é importante introduzir tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas alteram a natureza do trabalho que se realiza na sala de aula. Ao fazê-lo, colocamos em interação e trazemos à discussão três componentes importantes: o conteúdo curricular, o método pedagógico adotado e a competência a nível tecnológico e, dessa forma, integramos a tecnologia a três níveis – o teórico, o pedagógico e o metodológico (Mishra & Koehler, 2006). Apoiadas no modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) bem como nos princípios da Educação Crítica de Paulo Freire, trazemos à discussão uma prática de formação de professores que tem como foco a transformação de práticas dos professores em formação, através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho nas quais o diálogo é fundamental para que o aluno/formando tenha um papel ativo e crítico na sua aprendizagem. Analisaremos a implementação de um cenário de aprendizagem que tem como foco a construção de um parque eólico, com utilização da modelação 3D, no sentido de analisar as potencialidades e desafios deste tipo de trabalho no processo de ensino-aprendizagem.