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  • Reflexiones del futuro profesorado sobre la inclusión de la diversidad sexogenérica
    Publication . Torrejón, Begoña Torrejón; Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice
    El objetivo de este trabajo es discutir la inclusión de la diversidad de género en la formación docente, así como las posibilidades y sugerencias de iniciativas a desarrollar en el campo de la educación inmediata, media y a larga distancia. Metodológicamente, estudiaremos un enfoque cualitativo, basado en el aporte de estudiantes de segundo año de Educación Infantil de la Universidad de Cádiz, España, a través de entrevistas en grupo abierto sobre sus concepciones sobre la diversidad sexual y de género y cómo desarrollar la inclusión diversidad y género en el contexto académico. Analizamos y discutimos dos foros de datos categorizados: 1) Concepto de inclusión de la diversidad de género; 2) Caracterización del actual sistema educativo español en relación con la inclusión de la diversidad de género; 3) Quién, dónde y cómo debe trabajarse la inclusión; 4) Acciones a desarrollar por los tutores; 5) Propuestas para el enfoque de la inclusión de la diversidad de género. Se concluye que es necesario un trabajo transversal, sistemático y continuo para la inclusión de la diversidad sexual y de género en todos los contextos académicos, con acciones educativas que proporcionen momentos de escucha a los estudiantes LGBTQIA+ y a sus familias.
  • Caracterização da produção científica na área de inovação pedagógica do curso de doutorado da Universidade da Madeira
    Publication . Brazão, Paulo; Dias, Alfrancio Ferreira; Mendonça, Alice; Cardoso, Lívia de Rezende
    Desde 2003, a existência de uma linha de pesquisa em Inovação Pedagógica no Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, possibilitou a ampliação da produção científica nesta área. Após esse tempo, urge sistematizar os aspetos identitários, os elementos epistemológicos e de boas práticas reconhecidas como inovadoras para o campo da Pedagogia e da Educação. Neste artigo apresentamos a parte inicial do projeto Inovação Pedagógica: Identidade, Teoria e Práticas (IPITP) onde caracterizamos a produção científica realizada na área de Inovação Pedagógica do curso de doutoramento da Universidade da Madeira (PT). Concluímos que os pesquisadores são maioritariamente femininos e de nacionalidade brasileira. Os temas mais investigados são os que possuem maior relação com o espaço escolar e tornam evidente a presença de invariantes culturais que dificultam a inovação pedagógica. O conhecimento oriundo destas pesquisas mostra a perfusão entre a teoria e a prática bem conjugada com o método de pesquisa descritiva utilizado.
  • Dialogando acerca do gênero, da sexualidade e dos corpos em contexto acadêmico: uma possibilidade de inovação pedagógica?
    Publication . Oliveira, Anselmo Lima de; Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira
    Bodies and sexualities are present in universities, but, even so, they continue to be denied and displaced to social silence. Building dialogues with the academic-scientific community can change traditional scenarios about the aforementioned themes and open possibilities for pedagogical innovation. The purpose, in this article, is evident in outlining theoretical and methodological approaches regarding the affirmation of sexuality, body and gender, in the academic context. Anchored in post-critical studies, we will seek to dialogue with authors of significant scope, such as: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Lopes Louro, Beatriz Dounis and Carlos Fino.
  • O que dizem os estudantes sobre orientação sexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
    Publication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira
    This article presents an analysis of the sexual orientation subcategory, in a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and at the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual and gender diversity, their relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology, applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a videocast. We did the content analysis of the data. The compared results revealed that there is greater knowledge about the concept of sexual orientation among former UMa students, although a greater involvement of former UFS students is observed. Former students at UMa confirm the low participation. Both universities recognize the need to discuss the topic and use identical expressions when making evaluative considerations. They also recognize the negative influence of taboos and prejudices.
  • Alianças de gênero: contribuições para uma epistemologia feminista em educação – uma apresentação
    Publication . Dias, Alfrancio Ferreira; Cruz, Maria Helena Santana; Brazão, Paulo; Nascimento, Ana Paula Leite
  • Iniciativas de promoção das discussões de gênero e diversidade sexual no contexto acadêmico: um estudo comparativo
    Publication . Dias, Alfrancio Ferreira; Brazão, José Paulo Gomes
    Nesse artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa intitulada “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica: um estudo comparativo na Universidade da Madeira (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe (Brasil). A partir de um realizado, apresentamos algumas reflexões acerca da inclusão de gênero e da diversidade sexual na formação docente desenvolvida pela UFS, no Brasil e UMa, em Portugal. Metodologicamente, adotamos uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário com quesões abertas. Tensionamos os motivos pelos quais os participantes da pesquisa consideram importante participar das/em iniciativas de inclusão de gênero e da diversidade sexual no meio acadêmico, bem como sugestões de iniciativas a desenvolver num tempo imediato, médio alcance e longo alcance. Por fim, as argumentações analisadas dos egressos evidenciam diferenças entre a formação dada pela UMa e UFS no que se refere a inclusão das discussões de gênero e diversidade sexual no meio acadêmico, apesar de identificar também diferências entre essas práticas no curso do campus de Itabaiana e em São cristóvão. Consideramos ser cedo para emitir opiniões precisas quanto a essa questão, mas esperamos que ao concluir a análise de todas as categorias da investigação, seja possível ensaiar problematizações acerca dessas diferenças.
  • Afirmações dos estudantes sobre pessoa transexual: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe (Brasil) e na Universidade da Madeira (Portugal)
    Publication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira
    Este artigo apresenta uma análise do conceito de pessoas transexuais, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram que a maioria dos ex-estudantes da UMa bem como como os da UFS conhecem e valorizam o conceito de pessoa transexual, centrado na construção/ reconstrução subjetiva da identidade. Existe na maioria dos ex-estudantes da UFS uma forte consciência dos constrangimentos acerca da vivência da transexualidade motivada pela influência de padrões sociais estereotipados. Isso é justificado pela experienciação de contextos sociais predominantemente paternalistas, com tabus sobre esta temática. Comparando os resultados, regista-se um envolvimento maior dos ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe na discussão do conceito de pessoa transexual. As respostas dos ex-estudantes na Universidade da Madeira confirmam menor adesão a essa iniciativa.
  • Afirmações dos estudantes sobre gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
    Publication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira
    Este artigo apresenta uma análise da categoria de gênero, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal), e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil), sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram semelhança nos dois contextos estudados, relativamente ao conhecimento do conceito gênero. Porém, divergem relativamente ao envolvimento em conversas e debates sobre o tema no meio acadêmico. São os ex-estudantes da UFS os mais participativos e os ex-estudantes da UMa os que afirmam nunca ter participado. Os ex-estudantes dos dois contextos referem também que o tema gênero é tabu e que existe ainda preconceito social na sua discussão. Os ex-estudantes das duas universidades estudadas consideram que a abordagem, o envolvimento e a discussão deste tema melhoram o autoconhecimento, a afirmação pessoal em sociedade, sendo por esse motivo um tema educacional a trabalhar na academia.
  • O que dizem os estudantes sobre papel de gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
    Publication . Brazão, José Paulo Gomes; Dias, Alfrancio Ferreira
    Este artigo apresenta uma análise da subcategoria de papel de gênero, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram que tanto os ex-estudantes da UMa como os da UFS valorizam o conceito de papel de gênero e reconhecem a necessidade de discuti-lo. Utilizam expressões idênticas quando fazem considerações valorativas sobre este conceito. No entanto verifica-se que há um envolvimento maior dos ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe na discussão deste tema. Em oposição, as respostas dos ex-estudantes na Universidade da Madeira confirmam a pouca adesão a essa iniciativa. Também se observa que a maioria dos ex-estudantes da UFS tem uma forte consciência dos constrangimentos que a vivência do papel de gênero acarreta, fora dos padrões sociais estereotipados. Isso pode ser justificado por experienciarem contextos sociais predominantemente paternalistas, com a presença de tabus sobre esta temática e que dificulta principalmente as mulheres na livre vivência do seu gênero.
  • Escolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipe
    Publication . Dias, Alfrancio Ferreira; Melo, Helma Cardoso de
    O propósito deste texto, influenciado pelos estudos pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais na Universidade Federal de Sergipe. A partir da ideia de currículo como um artefato cultural envolvido em relações de poder e na produção dos sujeitos, questiona-se: a presença de estudantes transexuais gera questionamentos e desestabilizações às normas de gênero, desencadeando novas formas de aprendizagens e de negociações no que se refere às discussões de gênero e sexualidades no ensino superior? A inserção de estudantes transexuais no ensino superior tem provocado mudanças curriculares e modos de subjetivação? Metodologicamente, utilizamos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevistas narrativas. Infere-se que a inserção de estudantes trassexuais na universidade está contribuindo para o início e o desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações gênero, mediante a inserção, permanência e desestabilizações que pessoas transexuais realizam.