Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.13/1656
Título: Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
Autor: Correia, Carlota José de Nóbrega
Orientador: Lopes, Helder Manuel Arsénio
Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de Sousa
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação física
Docente
Estágio pedagógico
Processo
Learning
Physical education
Professor
Teaching practice
Process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Data de Defesa: 16-Dez-2016
Resumo: O presente relatório pretende abordar o processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2015/2016, e tem como principal desígnio partilhar todo um conjunto de atividades, experiências, análises e reflexões, cujas transformações contribuíram para a construção de um percurso formativo pessoal e profissional, que deriva da confluência das necessidades e potencialidades evidenciadas pelos contextos. A análise das potencialidades e problemáticas inerentes ao processo pedagógico resultaram num espaço de problematização, decorrente da reflexão sobre a complexidade das situações que premeiam a nossa experiência, evidenciando a aquisição de aprendizagens e o desenvolvimento de competências, em função dos processos e das estratégias desenvolvidas para a resolução dos problemas identificados. A estrutura deste relatório assenta na convergência de múltiplas ações, compostas por atividades de caráter curricular, de complemento curricular e de natureza científico pedagógica, que não devem ser interpretadas de forma isolada, mas entendidas como um todo que visa o crescimento da globalidade do professor estagiário e dos possíveis campos de atuação onde poderá vir a intervir, não se centrando apenas na função docente, mas essencialmente no seu ecletismo que é extensível a outros campos de intervenção pedagógica. Neste sentido, o estágio pedagógico permitiu a vivência de processos e de estratégias profícuas, bem como o domínio de instrumentos e de metodologias de trabalho, que tendo como principal preocupação o desenvolvimento integral dos alunos, possibilitou a aquisição de aprendizagens recíprocas. Posto isto, as transformações resultantes da prática e do pensar sobre a prática constituíram-se elementos fundamentais para o desenvolvimento humano, levando à gestão e efetivação das tomadas de decisão mais favoráveis, congruentes com o tipo de Homem que pretendemos formar.
The present report aims to address the pedagogical Stage Process held in Escola Secundária Jaime Moniz, in the scope of the Master degree in Education of Physical Education in Primary and Secundary Education, during the academic year 2015/2016, and its main purpose is to share a whole range of activities, experiments, analysis and reflections, whose transformations contributed to building a personal and professional training path, which derives from the confluence of needs and potential evidenced by the contexts. The analysis of the potential and problems inherent in the educational process resulted in a space of questioning, due to the reflection on the complexity of the situations that reward our experience, evidencing the acquisition of learning and development skills functions, in processes and strategies developed to solve the problems identified. The structure of this report is based on the convergence of multiple actions, composed of curricular nature activities, extra-curricular and scientific-pedagogical nature, which should not be interpreted in isolation, but taken as a whole aimed at the growth of the overall student teacher and possible fields of action where we can interfere, not focusing only on teaching function, but essentially in its eclecticism extends to other pedagogical intervention fields. In this sense, the teaching practice allowed the experience of processes and useful strategies and mastery of tools and working methods, which has as main concern the overall development of students, made possible the acquisition of reciprocal learning. That said, the changes resulting from the practice and the thinking about the practice constituted fundamental elements for human development, leading to the management and execution of the most favorable decision making, consistent with the type of Human we intend to form.
URI: http://hdl.handle.net/10400.13/1656
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MestradoCarlotaCorreia.pdf2,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.