Dias, Alfrancio FerreiraMelo, Helma Cardoso de2018-06-062020-10-012017-10Escolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipe / Alfrancio Ferreira Dias, Helma Cardoso de Melo - In: (Contra) tempos de educação e democracia, evocando John Dewey/ org. Carlos Nogueira Fino, Jesus Maria Sousa. - CIE-UMa - Funchal: Centro de Investigação em Educação, 2017. - ISBN 978-989-20-8028-4. - p. 31-44.978-989-20-8028-4http://hdl.handle.net/10400.13/1962O propósito deste texto, influenciado pelos estudos pós-críticos, é refletir sobre o processo formativo de estudantes transexuais na Universidade Federal de Sergipe. A partir da ideia de currículo como um artefato cultural envolvido em relações de poder e na produção dos sujeitos, questiona-se: a presença de estudantes transexuais gera questionamentos e desestabilizações às normas de gênero, desencadeando novas formas de aprendizagens e de negociações no que se refere às discussões de gênero e sexualidades no ensino superior? A inserção de estudantes transexuais no ensino superior tem provocado mudanças curriculares e modos de subjetivação? Metodologicamente, utilizamos uma abordagem qualitativa pós-crítica, através da realização de entrevistas narrativas. Infere-se que a inserção de estudantes trassexuais na universidade está contribuindo para o início e o desenvolvimento da desconstrução de práticas educativas marcadas pelo princípio da regulação normativa, visto que a universidade também pode ser um campo de (des)aprendizagens das regulações gênero, mediante a inserção, permanência e desestabilizações que pessoas transexuais realizam.porCiências da educaçãoEducaçãoEscolarizaçãoTransexualidadeIdentidade de gêneroCurrículoUniversidade Federal de Sergipe.Faculdade de Ciências SociaisEscolarização de pessoas transexuais: narrativas de estudantes da Universidade Federal de Sergipebook part