Mendes, Guida2023-01-042023-01-042022http://hdl.handle.net/10400.13/4880Não há pedagogia sem amor. Este pensamento freireano é tão mais verdadeiro quando falamos de Educação de Infância (EI). Não é uma visão romantizada, mas antes uma visão baseada em evidências do quotidiano das crianças na EI, em que o ato pedagógico deve ser dialógico. O Lourenço4 tem 4 anos e quatro irmãos, o pai trabalha e a mãe não. A sua fa mília recomposta, está sinalizada pela assistência social. No jardim de infância (JI) dizem que faz disparates, que “bate” e ele ri-se com isso. Interessa-se por jogos de computador e música. Mas, o que mais gosta é de correr, pois é um espírito livre, raramente cumpre com as regras da sala. A partir da voz do Lourenço, procuro compreender as suas relações e interações no contexto de EI, à luz do conceito de humanização e de pedagogia da esperança, propondo abordagens pedagógicas para aprendizagens libertadoras.There is no pedagogy without love. This freirean thesis is even more true when we talk about Early Childhood Education (ECE). It is not a romanticized view, but rather an evidence-based of the daily lives of children in ECE, in which the peda gogical act must be dialogical. Lourenço is 4 years old and has four brothers. The father works and the mother doesn’t. His recomposed family. is signaled by social service. In kindergarten they say that he misbehaves, that he “hits us”. He laughs at that. He is interested in com puter games and music. But, what he likes the most is to run. He is a free spirit, rarely complying with the rules of the classroom. Based on Lourenço’s voice, I will try to understand his relations and interactions in ECE, basing on the concept of humanization and the pedagogy of hope, propos ing pedagogical approaches to liberating learningsporEducação de infânciaHumanizaçãoPedagogia da esperançaPaulo FreireEarly childhood educationHumanizationPedagogy of hope.Faculdade de Ciências SociaisLourenço e a esperançabook part10.34640/universidademadeira2022mendes