Mateus, Samuel2020-10-062020-10-062012Mateus, S. (2012). Consumação ou o metaconsumo. Comunicação Pública, 7(11), 117-130.http://hdl.handle.net/10400.13/2914Para lá dos princípios económicos da escassez, necessidade e da rentabilidade, existe no fenómeno do consumo uma dimensão regida pelo des‑ perdício, pela prodigalidade e pelo esbanjamento. Face à definição material do consumo, reconhecemos‑lhe um registo imaterial e simbólico que deno‑ minamos de consumação. A consumação não é um conceito que contrasta com o consumo mas é um meta‑consumo, consumo de segundo nível que se relaciona com a evanescência social do sentido e com uma transitividade simbólica que enfatiza a sua dimensão sócio‑antropológica. Neste artigo, procuramos relevar a dimensão simbólica do consumo como forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha sim‑ bolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social.Beyond the economic principles of scarcity, necessity and profitability, there is in consumption a dimension of wastefulness, lavishness and extravagance. In view of a material definition of consumption, we recognize an immaterial and symbolic register that we call consummation. The consummation is not a concept that contrasts with consumption but it is a meta‑consumption, a second‑degree consumption that has to do with the social evanescence of the meaning and with the symbolic circulation that emphasizes a socio‑anthropological dimension. In this paper, we try to underscore consumption’s symbolic dimension as a communicative form characterized by a material action that binds the individual in the symbolic reproduction of the social bond.porConsumoConsumaçãoSociologia do consumoAntropologia do consumoConsumptionConsummationSociology of consumptionAnthropology of consumption.Faculdade de Artes e HumanidadesConsumação ou o metaconsumojournal article