Pocinho, Margarida2011-11-172011-11-172009POCINHO, M. (2009). Motivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolar, ETD – Educação Temática Digital, 10 (n. esp.) 168-186. ISSN 1676-25921676-2592http://hdl.handle.net/10400.13/198Este artigo apresenta a concepção e validação dum Programa de estratégias de motivação para a aprendizagem para adolescentes com insucesso escolar. Trata-se duma pesquisa quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupos de controle (GC) e experimental (GE), na faixa etária dos 14-15 anos a frequentar o 9º ano de escolaridade. Avaliou-se o efeito do programa na auto-estima, atribuições causais de sucesso, hábitos de estudo, rendimento escolar e opiniões dos professores. O programa inclui também perfis de interesses profissionais dos alunos. Inclui ainda perfis dos professores que melhor podem motivar os alunos para aprender, tendo em conta as variáveis acima descritas. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios em termos de motivação para aprender escolares e, consequentemente, benefícios em termos de sucesso académico e pessoal, nomeadamente, aos estudantes portugueses com insucesso escolar.porMotivaçãoAprendizagemInsucesso escolar.Centro de Artes e HumanidadesMotivação para aprender: validação dum programa de estratégias para adolescentes com insucesso escolarjournal article