Freitas, CatarinaPereira, Gorete2020-02-192020-02-192018http://hdl.handle.net/10400.13/2750Propomos um olhar para um projeto de promoção da convivência democrática e cidadania, desenvolvido num contexto de Educação Pré-escolar, com um grupo de 20 crianças. Este projeto de investigação-ação incidiu na área da Formação Pessoal e Social, que dada a sua transversalidade está presente em toda a ação pedagógica, promovida no contexto da Prática Pedagógica, não obstante, a existência de intencionalidade e conteúdos próprios. O foco na componente “Convivência democrática e cidadania” determinou as opções tomadas quanto às aprendizagens a desenvolver, com vista à capacitação das crianças para o respeito pelo outro e pelas suas opiniões, numa atitude de partilha e responsabilidade social; a aceitação da diversidade e solidariedade para com os outros; o desenvolvimento de uma atitude crítica e interventiva e por último, o conhecimento e a valorização das manifestações do património natural e cultural, no espaço nacional e europeu. Registaram-se evidências de assimilação e desenvolvimento de atitudes, disposições e valores adquiridos, expressão e exercício de uma cidadania ativa, consciente e solidária.porEducação Pré-escolarDemocraciaCidadania.Faculdade de Ciências SociaisConvivência democrática e cidadania: um exemplo de boas práticas na educação pré-escolarbook part